Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21333
Author(s): Moura, Inês Marques Farinha
Advisor: Vaz, Maria João
Date: 17-Dec-2020
Title: Quais os fatores de sucesso de produção de um festival?: Uma análise de caso do festival MIL - Lisbon International Music Network
Reference: Moura, I. M. F. (2020). Quais os fatores de sucesso de produção de um festival?: Uma análise de caso do festival MIL - Lisbon International Music Network [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21333
Keywords: Eventos
Música
Cultura -- Culture
Produtor
Festivais
MIL
Events
Music
Producer
Festivals
Abstract: O ser humano encontra formas de assinalar eventos importantes na sua vida, como por exemplo os aniversários. Todos sentimos a necessidade de assinalar acontecimentos importantes para nós. Os eventos comemorativos são parte integrante da nossa cultura e proporcionam momentos de lazer, de convívio e partilha de ideias. O setor cultural tem vindo a desenvolver-se, verificando-se um crescimento nas receitas que tem gerado. O número de festivais também tem vindo a aumentar e, de um modo geral, identifica-se uma rotina de trabalho/lazer cada vez mais presente na vida social da população, havendo uma adesão cada vez maior a eventos deste género. O governo apoia e promove eventos com o intuito estratégico de contribuir para o desenvolvimento económico e várias empresas veem os eventos como elementos-chave para as suas estratégias de marketing e promoção de imagem. A presente Dissertação de Mestrado tem como objetivo compreender como organizar um evento como o MIL – Lisbon International Music Network, que é um festival e convenção com foco na divulgação e internacionalização da música e na abertura de novos mercados. Assim, exploram-se todas as componentes necessárias para a organização de um evento – planeamento, recursos, avaliação, entre outras –, perceber, efetivamente, quais as principais funções do departamento da produção e qual a melhor forma de as desempenhar. Recorre-se ao MIL como caso de estudo desta investigação e verifica-se se o festival se rege pelos métodos apresentados. Para tal, é utilizada a metodologia qualitativa de recolha de análise de dados, assente na observação participante e na entrevista semiestruturada.
The human being finds ways to mark important events in his life, such as birthdays. We all feel the need to point out important events for us. Commemorative events are an integral part of our culture and provide moments of leisure, socializing and sharing ideas. The cultural sector has been developing, with an increase in the revenues it has generated. The number of festivals has also been increasing and, in general, identifying whether a work/leisure routine is increasingly present in the social life of the population, with an increasing adherence to events of this kind. The government supports and promotes events with the strategic aim of contributing to economic development and several companies see events as key elements for their marketing and image promotion strategies. This Master's Thesis aims to understand how to organize an event like MIL – Lisbon International Music Network, which is a festival and convention focused on the dissemination and internationalization of music and the opening of new markets. Thus, all the necessary components for the organization of an event are explored – planning, resources, evaluation, among others –, to understand, effectively, what are the main functions of the production department and how best to perform them. MIL is used as a case study of this investigation and it is verified whether the festival is governed by the methods presented. To this end, the qualitative methodology for collecting data analysis is used, based on participant observation and semi-structured interview.
Degree: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ines_farinha_moura.pdf2,7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.