Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21098
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Paula Cristina André dos Ramos-
dc.contributor.authorFonseca, Mafalda Coelho Terenas Bruschy da-
dc.date.accessioned2021-01-05T15:32:42Z-
dc.date.available2021-01-05T15:32:42Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.date.submitted2020-10-
dc.identifier.citationFonseca, M. C. T. B. da (2020). Ciclos de fotomontagem e intervenção social: Martha Rosler e Ugur Gallenkus [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21098pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21098-
dc.description.abstractA presente dissertação explora a fotomontagem com particular ênfase nos contextos sociais e políticos, investigando a sua função em ambientes interventivos. Partindo deste intuito, analisou-se esta temática desde a segunda década do século XX até aos dias de hoje, garantindo uma abordagem mais atualizada e inovadora da utilização de planos montados na transmissão e expressão de ideais que pretendem reformular as diferentes realidades sociais da nossa contemporaneidade. É estudada a relação entre o montar de uma imagem, através das diversas ferramentas que foram evoluindo ao longo deste período, o seu observar, percecionar e interpretar, e o compromisso social, analisando como estudos de caso os dois fotomontadores Martha Rosler e Ugur Gallenkus. A análise destes artistas, que apesar de partilharem a mesma técnica divergem no seu corte temporal de atuação e no aspeto formal, permitiu criar uma abordagem comparativa e de certa forma evolutiva que enriqueceu o estado da arte da fotomontagem interventiva e ampliou a visão da sua presença nos meios digitais.por
dc.description.abstractThe present dissertation explores photomontage with particular emphasis on the social and political contexts, investigating its role in interventional environments. Based on this intention, this theme was analyzed from the second decade of the twentieth century to the present day, ensuring a more updated and innovative approach to the use of assembled plans in the transmission and expression of ideals that intend to reformulate the different social realities of our contemporaneity. It is studied the relationship between the assembling of an image, through the various tools that have evolved over this period, its observation, perception and interpretation, and social commitment, analyzing as case studies the two photomontage creators Martha Rosler and Ugur Gallenkus. The analysis of these artists, who despite sharing the same technique, diverge in their temporal cut of performance and in the formal aspect, allowed to create a comparative and somewhat evolutionary approach that enriched the state of the art of interventional photomontage and broadened the vision of their presence in digital media.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFotomontagempor
dc.subjectMartha Roslerpor
dc.subjectUgur Gallenkuspor
dc.subjectArte interventivapor
dc.subjectCultura visual -- Visual culturepor
dc.subjectTeoria da imagempor
dc.subjectPhotomontagepor
dc.subjectInterventional artpor
dc.subjectImage theorypor
dc.titleCiclos de fotomontagem e intervenção social: Martha Rosler e Ugur Gallenkuspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202558606por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades-
thesis.degree.nameMestrado em Empreendedorismo e Estudos da Culturapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mafalda_bruschy_fonseca.pdf70,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.