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dc.contributor.authorSepúlveda, R.-
dc.contributor.authorVieira, J.-
dc.date.accessioned2020-12-23T10:33:23Z-
dc.date.available2020-12-23T10:33:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1646-5954-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21039-
dc.description.abstractEntre o conjunto de aplicações disponíveis para smartphones as específicas de online dating têm sido alvo de atenção por parte da imprensa e da academia. Porém, este interesse não se traduziu numa tentativa de descrição e problematização de comportamentos no âmbito da domesticação das mesmas. Face a esta lacuna, este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar padrões de uso em função da fase de incorporação e concluir face à integração das plataformas de online dating no quotidiano dos seus utilizadores. Para tal, recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário distribuído online e dirigido a utilizadores portugueses de plataformas de online dating (n=326). Foi realizada uma análise de correspondência múltipla (ACM) e uma análise de agrupamentos (clusters) que indiciou a existência de três perfis distintos. Os perfis diferenciaram-se em função da dimensão incorporação no âmbito da temporalidade (antiguidade, frequência e intensidade de uso) e da socialização (iniciativa no envio da primeira mensagem, contacto de perfis e rutura comunicacional sem motivo aparente), assim como em função da dimensão integração (partilha de contacto alternativo, procura de informação nas redes sociais online e partilha de perfis com outros). Tais características permitiram concluir que os perfis se distinguem em função da experiência e de uma utilização mais ou menos consolidada. Adicionalmente a distinção também reside na transposição das lógicas comunicacionais para o ecossistema dos media sociais mais alargado, evidenciando o dinamismo do processo de domesticação.por
dc.language.isopor-
dc.publisherOberCom (Observatorio da Comunicação)-
dc.relationSFRH/BD/130648/2017-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDomesticaçãopor
dc.subjectPlataformas online datingpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectPráticaspor
dc.titlePlataformas de online dating: dinâmicas de incorporação e integração numa lógica de domesticaçãopor
dc.title.alternativeOnline dating platforms: incorporation and integration dynamics on a domestication logicen
dc.typearticle-
dc.pagination56 - 78-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalObservatorio (OBS*)-
dc.volume14-
dc.number3-
degois.publication.firstPage56-
degois.publication.lastPage78-
degois.publication.issue3-
degois.publication.titlePlataformas de online dating: dinâmicas de incorporação e integração numa lógica de domesticaçãopor
dc.date.updated2020-12-23T10:28:51Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.15847/obsOBS14320201579-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-74133-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85096054671-
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