Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21008
Author(s): Bazzucco, Giulia
Advisor: Abrantes, Pedro
Ávila, Patrícia
Date: 13-Nov-2020
Title: Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si
Reference: Bazzucco, G. (2020). Quem sou eu?: Origens, aprendizagens e construção de si [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21008
Keywords: Socialização
Método biográfico
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Reflexividade
Socialization
Biographical method
Reflectivity
Abstract: Cada individuo nasce e, inserido num determinado contexto, vai aprendendo disposições e valores que, ao longo da vida, se vão alterando e estão visíveis na sua relação com diversos contextos, grupos e pessoas. Este processo de socialização está ligado ao conceito de educação permanente. Como se formam os indivíduos? Quais são os contextos, pessoas, situações que mais marcaram a vida dos indivíduos? Que papel têm as experiências de educação formal e informal? Método: Esta tese desenvolve um diálogo entre a teoria e os dados empíricos à luz da reconstituição da biografia de duas irmãs que cresceram na mesma família e contexto e que pertencem a mesma geração, com uma forte ligação entre si, mas que seguem trajetórias de vida e constroem identidades distintas. Os dados resultam de entrevistas biográficas realizadas com as duas irmãs, bem como entrevistas de apoio a familiares que acompanharam os seus trajetos desde a infância. Os resultados obtidos foram importantes para perceber o papel dos contextos educativos e dos tempos ao longo da biografia na construção da individualidade e da reflexividade.
Everyone is born and, placed into a specific context, obtains disposition and values that, throughout life, change and are visible in their relationship with different contexts, groups and people. This socialization process is linked to the concept of permanent education. How are individuals formed? What are the contexts, the people, the situations that most marked the lives of individuals? What role do formal and informal education experiences play? Method: This thesis develops a dialogue between theory and empirical data in light of the reconstruction of the biography of two sisters who grew up in the same family and context and who belong to the same generation, with a strong connection between them, but who followed different life paths and built different identities. The data is the result of biographical interviews conducted with two sisters, as well as interviews conducted with family members who have followed their paths since childhood. The results obtained were important to understand the role of educational times and contexts during biography in the construction of individuality and reflexivity.
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_giulia_bazzucco.pdf824,73 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.