Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/20965
Author(s): Castelão, Filipa Bento de Matos Cruz
Advisor: Santos, Susana
Date: 24-Nov-2020
Title: O fenómeno de comunicação política presidencial #Marcelfie: da personalização aos novos usos e significados
Reference: CASTELÃO, Filipa Bento de Matos Cruz - O fenómeno de comunicação política presidencial #Marcelfie: da personalização aos novos usos e significados [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20965>.
Keywords: Marcelo Rebelo de Sousa
Selfie
Comunicação política
Personalização da política
Mediatização da política
Political communication
Political personalization
Mediatisation of politics
Abstract: No decurso da evolução tecnológica, na comunicação política, verifica-se a incorporação de práticas da cultura digital para a política. As selfies de e com políticos constituem-se como canais de comunicação não mediada entre políticos-cidadãos-media, utilizados em vários contextos como uma estratégia política e associada a fenómenos de personalização. Esta investigação pretende contribuir para o debate teórico sobre a comunicação política online e a normalização de práticas associadas à cultura online, tendo por base um estudo de caso do fenómeno das selfies com o atual Presidente da República - Marcelo Rebelo de Sousa - e parte da análise de conteúdo das notícias online, posts de blogs e redes sociais produzidas neste âmbito durante os últimos dois anos de mandato (março 2018 a março 2020). Os resultados observados constatam um fenómeno de personalização pouco intenso – sobretudo no que diz respeito à personalização do poder e personalização comportamental – e uma evolução comunicacional do termo associado ao fenómeno, que se integra na cultura politico-mediática portuguesa criando novos usos, significados e contextos para este tema.
In the course of technological change in political communication, digital culture practices have been incorporated into politics. The selfies of and with politicians constitute channels of non-mediated communication between policy-citizens and media, used in various contexts as a political strategy and associated with personalisation phenomena. This research aims to contribute to the theoretical debate on online political communication and the normalization of practices associated with online culture, based on a case study of the phenomenon of selfies with the current President of the Republic of Portugal - Marcelo Rebelo de Sousa - and the content analysis of online news, blog and social media post produced in this context during the last two years of mandate (March 2018 to March 2020). The results observed show a low-intensity personalisation phenomenon - especially in relation to the personalisation of power and behavioural personalisation - and a communicational evolution of the term associated with the Marcelfie, which is integrated in the Portuguese political-media culture creating new uses, meanings and contexts for this subject.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_Filipa_Cruz_Castelao.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.