Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/20960
Author(s): Mendes, Joana Maria Pala
Advisor: Passos, Ana Margarida
Date: 9-Oct-2020
Title: Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder
Reference: MENDES, Joana Maria Pala - Sensegiving e promoção de sensemaking na eficácia das equipas: o papel do sexo do líder [Em linha]. Lisboa: Iscte, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20960>.
Keywords: Sensegiving do lider
Promoção do sensemaking da equipa
Sexo
Eficácia das equipas
Sensegiving of the leader
Promotion of team sensemaking
Sex
Team effectiveness
Abstract: O principal objetivo do presente estudo é investigar se o facto do líder ser homem ou mulher influencia a forma como as funções de liderança de sensegiving e promoção do sensemaking conduzem à eficácia das equipas. A investigação decorreu no âmbito do projeto ConsulTeam, desenvolvido por alunos do Mestrado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na qual participaram 46 equipas de profissionais da área da Consultoria. A recolha dos dados ocorreu, num único momento, entre os meses de fevereiro e abril de 2020. Os resultados evidenciaram que apenas a função sensegiving influencia diretamente as três dimensões da eficácia das equipas – desempenho, satisfação e viabilidade. A promoção do sensemaking influencia, apenas, positivamente a dimensão relacional da eficácia das equipas – satisfação e viabilidade. O sexo do líder não modera a relação entre as funções do líder e a eficácia das equipas.
The main goal of this study is to investigate whether the fact that the leader is male or female influences how the leadership functions of sensegiving and promotion of sensemaking lead to team effectiveness. The investigation was carried out within the scope of the ConsulTeam project, developed by students of the Master's Degree at ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, in which 46 teams of professionals from the field of Consulting participated. The data collection took place in a single moment between the months of February and April of 2020. The results show that only leader’s sensegiving function directly influence the three dimensions of team effectiveness – performance, satisfaction and viability. The promotion of sensemaking only positive influences the relational dimension of team effectiveness: satisfaction and viability. Leader’s gender does not moderate the relationship between the functions of the leader and the team effectiveness.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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