Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2085
Autoria: Lima, Gabriela Maria Rodrigues
Orientação: Fernandes, Alexandra
Data: 2009
Título próprio: Criação e validação de um questionário de satisfação com a avaliação de desempenho
Referência bibliográfica: LIMA, Gabriela Maria Rodrigues - Criação e validação de um questionário de satisfação com a avaliação de desempenho [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2085>.
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho
Fidedignidade
Validade de constructo
Performance appraisal
Reliability
Construct validity
Análise fatorial confirmatória
Confirmatory factor analysis
Resumo: O presente estudo tem como objectivo criar e validar uma escala de satisfação com a avaliação de desempenho. Neste sentido, e com base em vários estudos analisados, nomeadamente no artigo de Jawahar (2006a), conclui-se que o conceito teórico de satisfação com a avaliação de desempenho assenta em seis dimensões diferentes (“satisfação com os resultados da avaliação de desempenho”, “satisfação com o chefe”, “satisfação com o trabalho”, “envolvimento com a organização”, “envolvimento com a chefia directa” e “intenções de abandono”) que estão significativamente correlacionadas entre si. Deste modo, construiu-se um questionário com seis escalas, cada uma correspondendo a uma das dimensões acima referidas, contendo um total de 23 itens. Os dados foram recolhidos através do questionário disponibilizado numa página on-line, entre os meses de Junho e Setembro de 2008. Para tal contactou-se uma amostra de 254 sujeitos, através de correio electrónico, no qual foi exposto o objectivo do estudo e a pertinência da colaboração, bem como assegurada a confidencialidade e anonimato dos sujeitos e dos dados por eles fornecidos. Relativamente à validação do questionário, nesta investigação usou-se o alpha de Cronbach para analisar a fidedignidade do questionário. Verificou-se que a consistência interna é considerada boa, para todos os itens do instrumento, pois exibe um alpha de Cronbach de 0.851 (Pestana e Gageiro, 2003; Hill e Hill, 2005) e para cada uma das dimensões separadamente os valores de alpha de Cronbach variam entre o 0.835 e 0.858 que são igualmente bons resultados. Embora o valor do alpha de Cronbach total seja de 0.5533 para todas as dimensões em conjunto, o que é considerado menos bom (Hill e Hill, 2005). Quanto ao estudo da validade de constructo, nesta investigação procedeu-se ao cálculo de uma análise factorial exploratória e de uma análise factorial confirmatória. Os resultados da primeira corroboraram o pressuposto teórico da existência dos seis factores no constructo de satisfação com a avaliação de desempenho, correspondendo cada um dos factores a uma das seis subescalas. A análise factorial confirmatória veio confirmar estes resultados, no entanto não comprovou a existência de correlações significativas entre todas as dimensões do questionário, nomeadamente entre o “envolvimento com a chefia directa” e as “intenções de abandono” e as restantes dimensões. Assim recomenda-se o desenvolvimento de novas investigações, de forma a validar este questionário.
This study aims to create and validate a scale of satisfaction with the performance appraisal. Accordingly, and based on several studies examined, in particular the article of Jawahar (2006a), it was concluded that the theoretical concept of satisfaction with the performance appraisal is based on six different dimensions (“satisfaction with performance appraisal feedback”, “satisfaction with the manager” “job satisfaction”, "organizational commitment”, “commitment toward manager” and "turnover intent”) which are significantly correlated with each other. In order to measure this dimensions a questionnaire was created with six scales, each corresponding to one of the dimensions above, containing a total of 23 items. Data was collected through the questionnaire posted on a website, between the months of June and September 2008. For that, it was contacted a sample of 254 subjects was contacted, by email, which was above the objective of the study and relevance of collaboration, and ensures the confidentiality and anonymity of subjects and data supplied by them. Relative to the validation of the questionnaire, this research used Cronbach's alpha to examine the reliability of the questionnaire. It was found that internal consistency is considered good for all items of the instrument, it shows a Cronbach's alpha of 0.851 (Pestana e Gageiro, 2003, Hill e Hill, 2005) and for each size separately the values of alpha Cronbach's ranging between 0.835 and 0.858 are also good results. Although the value of Cronbach's alpha total is 0.5533 for all dimensions together, this is considered unacceptable (Hill e Hill, 2005). Regarding the construct validity of the study, were used in this research to calculate an exploratory factor analysis and a confirmatory factor analysis. The results of the first factor analysis corroborated the theoretical assumption of the existence of six factors in the construct of satisfaction with performance appraisal, each corresponding to one of the factors of the six sub-scales. A confirmatory factor analysis confirmed these results, though not proving the existence of significant correlations between all dimensions of the questionnaire, especially between the “commitment toward manager” and the “turnover intent” and the other dimensions. Therefore, the development of new research, is recommended to validate the questionnaire.
Designação do grau: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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