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http://hdl.handle.net/10071/2085
Author(s): | Lima, Gabriela Maria Rodrigues |
Advisor: | Fernandes, Alexandra |
Date: | 2009 |
Title: | Criação e validação de um questionário de satisfação com a avaliação de desempenho |
Reference: | Lima, G. M. R. (2009). Criação e validação de um questionário de satisfação com a avaliação de desempenho [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2085 |
Keywords: | Avaliação do desempenho -- Performance evaluation Fidedignidade Validade de constructo Reliability Construct validity Análise fatorial confirmatória Confirmatory factor analysis |
Abstract: | O presente estudo tem como objectivo criar e validar uma escala de satisfação com a
avaliação de desempenho.
Neste sentido, e com base em vários estudos analisados, nomeadamente no artigo de
Jawahar (2006a), conclui-se que o conceito teórico de satisfação com a avaliação de
desempenho assenta em seis dimensões diferentes (“satisfação com os resultados da
avaliação de desempenho”, “satisfação com o chefe”, “satisfação com o trabalho”,
“envolvimento com a organização”, “envolvimento com a chefia directa” e “intenções de
abandono”) que estão significativamente correlacionadas entre si.
Deste modo, construiu-se um questionário com seis escalas, cada uma correspondendo a
uma das dimensões acima referidas, contendo um total de 23 itens. Os dados foram recolhidos
através do questionário disponibilizado numa página on-line, entre os meses de Junho e
Setembro de 2008. Para tal contactou-se uma amostra de 254 sujeitos, através de correio
electrónico, no qual foi exposto o objectivo do estudo e a pertinência da colaboração, bem
como assegurada a confidencialidade e anonimato dos sujeitos e dos dados por eles
fornecidos.
Relativamente à validação do questionário, nesta investigação usou-se o alpha de
Cronbach para analisar a fidedignidade do questionário. Verificou-se que a consistência
interna é considerada boa, para todos os itens do instrumento, pois exibe um alpha de
Cronbach de 0.851 (Pestana e Gageiro, 2003; Hill e Hill, 2005) e para cada uma das
dimensões separadamente os valores de alpha de Cronbach variam entre o 0.835 e 0.858 que
são igualmente bons resultados. Embora o valor do alpha de Cronbach total seja de 0.5533
para todas as dimensões em conjunto, o que é considerado menos bom (Hill e Hill, 2005).
Quanto ao estudo da validade de constructo, nesta investigação procedeu-se ao cálculo
de uma análise factorial exploratória e de uma análise factorial confirmatória. Os resultados
da primeira corroboraram o pressuposto teórico da existência dos seis factores no constructo
de satisfação com a avaliação de desempenho, correspondendo cada um dos factores a uma
das seis subescalas. A análise factorial confirmatória veio confirmar estes resultados, no
entanto não comprovou a existência de correlações significativas entre todas as dimensões do
questionário, nomeadamente entre o “envolvimento com a chefia directa” e as “intenções de
abandono” e as restantes dimensões.
Assim recomenda-se o desenvolvimento de novas investigações, de forma a validar este
questionário. This study aims to create and validate a scale of satisfaction with the performance appraisal. Accordingly, and based on several studies examined, in particular the article of Jawahar (2006a), it was concluded that the theoretical concept of satisfaction with the performance appraisal is based on six different dimensions (“satisfaction with performance appraisal feedback”, “satisfaction with the manager” “job satisfaction”, "organizational commitment”, “commitment toward manager” and "turnover intent”) which are significantly correlated with each other. In order to measure this dimensions a questionnaire was created with six scales, each corresponding to one of the dimensions above, containing a total of 23 items. Data was collected through the questionnaire posted on a website, between the months of June and September 2008. For that, it was contacted a sample of 254 subjects was contacted, by email, which was above the objective of the study and relevance of collaboration, and ensures the confidentiality and anonymity of subjects and data supplied by them. Relative to the validation of the questionnaire, this research used Cronbach's alpha to examine the reliability of the questionnaire. It was found that internal consistency is considered good for all items of the instrument, it shows a Cronbach's alpha of 0.851 (Pestana e Gageiro, 2003, Hill e Hill, 2005) and for each size separately the values of alpha Cronbach's ranging between 0.835 and 0.858 are also good results. Although the value of Cronbach's alpha total is 0.5533 for all dimensions together, this is considered unacceptable (Hill e Hill, 2005). Regarding the construct validity of the study, were used in this research to calculate an exploratory factor analysis and a confirmatory factor analysis. The results of the first factor analysis corroborated the theoretical assumption of the existence of six factors in the construct of satisfaction with performance appraisal, each corresponding to one of the factors of the six sub-scales. A confirmatory factor analysis confirmed these results, though not proving the existence of significant correlations between all dimensions of the questionnaire, especially between the “commitment toward manager” and the “turnover intent” and the other dimensions. Therefore, the development of new research, is recommended to validate the questionnaire. |
Degree: | Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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