Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20594
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Vera-
dc.contributor.authorSantos, Henrique Costa-
dc.date.accessioned2020-07-15T10:01:47Z-
dc.date.available2020-07-15T10:01:47Z-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.date.submitted2020-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Henrique Costa - Organizações culturais híbridas: uma alternativa para independência da cultura? [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2020. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/20594>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20594-
dc.description.abstractO universo contemporâneo das artes enfrenta uma redução tendencial do investimento governamental na Cultura, levando artistas e gestores culturais a procurar alternativas que lhes permitam salvaguardar esta área de interesse público. Em Portugal, as organizações culturais sem fins lucrativos, orientadas para o serviço público, enfrentam dificuldades acrescidas de subsistência, no âmbito de um sector cultural com problemas estruturais. O presente trabalho observa o fenómeno de hibridização das organizações culturais enquanto alternativa promotora do seu autofinanciamento, para que possam conciliar a persecução da sua missão cultural, social, artística e a sua independência financeira. Poderá a lógica organizacional das estruturas híbridas constituir uma alternativa para o sector da cultura? Para responder a esta questão, procede-se à análise de três casos de estudo, a Muziekpublique e o MIMA em Bruxelas, e o Gerador em Lisboa, partindo de uma base teórica que observa tendências emergentes de política e gestão cultural.por
dc.description.abstractThe contemporary universe of arts faces a tendential decrease in government investment, leading artists and cultural managers to look for alternatives that may safeguard this area of public interest. In Portugal, non-profit cultural organizations, oriented towards public service, face increased difficulties of subsistence within a cultural sector with structural problems. This work approaches hybridization in cultural organizations as a phenomenon that might be an alternative that seeks to promote self-funding, so that these organizations can reconcile the pursuit of their cultural, social, artistic mission and their financial independence. Could the organizational logic of hybrid structures be an alternative for the cultural sector? To answer this question, three case studies are analysed – Muziekpublique and MIMA in Brussels, Gerador in Lisbon – based on a theoretical groundwork that observes emerging trends on cultural policy and cultural management.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectGestão culturalpor
dc.subjectOrganizações híbridaspor
dc.subjectPolítica culturalpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectArtspor
dc.subjectCultural managementpor
dc.subjectHybrid organizationspor
dc.subjectCultural policypor
dc.titleOrganizações culturais híbridas: uma alternativa para independência da cultura?por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202500411por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos e Gestão da Culturapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_Henrique_Costa_Santos.pdf5,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.