Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20456
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMassi, L.-
dc.contributor.authorCarvalho, H.-
dc.contributor.authorGiordan, M.-
dc.date.accessioned2020-05-11T11:03:22Z-
dc.date.available2020-05-11T11:03:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1518-9384-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20456-
dc.description.abstractA formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectÁrea de ensinopor
dc.subjectSociologia da ciência bourdianapor
dc.subjectAnálise de correspondências múltiplaspor
dc.subjectOrientadores de pesquisas acadêmicaspor
dc.titlePerfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPESpor
dc.title.alternativeSocio-formative profile of the supervisors, heterogeneity and social hierarchy in the teaching area of CAPESen
dc.typearticle-
dc.pagination421 - 432-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalInvestigações em Ensino de Ciências-
dc.volume25-
dc.number1-
degois.publication.firstPage421-
degois.publication.lastPage432-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titlePerfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPESpor
dc.date.updated2020-05-11T12:02:37Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-72407-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85091173022-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Massi, L., Carvalho, H. & Giordan, M. (2020).pdfVersão Editora507,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.