Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/20456
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Massi, L. | - |
dc.contributor.author | Carvalho, H. | - |
dc.contributor.author | Giordan, M. | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T11:03:22Z | - |
dc.date.available | 2020-05-11T11:03:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.issn | 1518-9384 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/20456 | - |
dc.description.abstract | A formação e atuação do orientador é um tema pouco estudado, porém cada vez mais discutido diante de relatos de dificuldades vivenciadas na pós-graduação. Entendemos que essa atuação dos orientadores não pode ser isolada do contexto de sua área de pesquisa. A área de Ensino, criada em 2010, reflete diversos agrupamentos temáticos e carrega uma polêmica associada ao momento de sua criação agrupando áreas de pesquisa que antes eram independentes. A sociologia da ciência de Bourdieu nos permite estudar esses temas e avançar no seu entendimento. Neste artigo, contribuímos para a compreensão da configuração da área de Ensino, por meio da investigação do perfil socioformativo de aproximadamente 530 orientadores que a compõem, apontando para heterogeneidades e hierarquias sociais entre esses agentes. Os dados desse estudo foram coletados por meio de um questionário online e foram tratados estatisticamente por Análise de Correspondências Múltiplas. Nossos resultados evidenciam perfis muito distintos em relação ao capital cultural e econômico dos orientadores, bem como a condição que eles tiveram para se formar como pesquisadores. Questionamos a implicação desses resultados para a área da CAPES que trata como um único grupo orientadores com perfis tão distintos. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Área de ensino | por |
dc.subject | Sociologia da ciência bourdiana | por |
dc.subject | Análise de correspondências múltiplas | por |
dc.subject | Orientadores de pesquisas acadêmicas | por |
dc.title | Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES | por |
dc.title.alternative | Socio-formative profile of the supervisors, heterogeneity and social hierarchy in the teaching area of CAPES | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 421 - 432 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Investigações em Ensino de Ciências | - |
dc.volume | 25 | - |
dc.number | 1 | - |
degois.publication.firstPage | 421 | - |
degois.publication.lastPage | 432 | - |
degois.publication.issue | 1 | - |
degois.publication.title | Perfil socioformativo dos orientadores, heterogeneidade e hierarquia social na área de ensino da CAPES | por |
dc.date.updated | 2020-05-11T12:02:37Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p421 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-72407 | - |
iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-85091173022 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Massi, L., Carvalho, H. & Giordan, M. (2020).pdf | Versão Editora | 507,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.