Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/2041
Author(s): | Delgado, Dénise Isabel Monteiro |
Advisor: | Santos, Maria da Conceição |
Date: | 26-Aug-2010 |
Title: | Satisfação do cliente bancário: Estudo em Cabo Verde |
Reference: | Delgado, D. I. M. (2009). Satisfação do cliente bancário: Estudo em Cabo Verde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2041 |
Keywords: | Qualidade percebida Satisfação do cliente -- Customer satisfaction Confiança -- Trust Prestação do serviço bancário Perceived quality Banking service delivery |
Abstract: | A questão da satisfação dos consumidores é uma das principais preocupações dos gestores da
actualidade. Desta forma, as empresas do sector bancário não têm medido esforços para
alcançar a excelência, a começar com o atendimento aos seus clientes.
Neste estudo pretendeu-se analisar como é que dimensões, como a confiança e o
envolvimento, podem interferir na satisfação dos consumidores. O facto de se apontarem
algumas ligações entre a confiança e a noção de satisfação foram a mola impulsionadora deste
trabalho conduziram a uma análise da verdadeira relação existente entre os conceitos.
A Metodologia de investigação assentou numa pesquisa bibliográfica divida em três conceitos
principais – marketing bancário, qualidade percebida com a prestação do serviço e satisfação
– devidamente relacionados, na aplicação de um questionário a uma amostra final de 160
indivíduos e na interpretação dos dados obtidos através de Análises Factoriais, Análise de
Variância e Regressão.
Os resultados obtidos sugerem que a qualidade percebida e satisfação com a forma de
atendimento durante a prestação do serviço funciona como um antecedente da confiança na
marca – ou seja, à medida que aumenta a Satisfação aumenta a Confiança. The question of the satisfaction of the consumers is one of the main concerns of the managers nowadays. In such a way, the companies of the banking sector have not measured efforts to reach the excellency, to start with the attendance to its customers. In this study one intended to analyze as dimensions, as the confidence and the envolvement, can intervene with the satisfaction of the consumers. The fact of it, pointing some linkings between the confidence and the notion of satisfaction had been the impulsion spring of this work and had lead to an analysis of the true existing relation between the concepts. The Methodology of inquiry seated in a bibliographical research divides in three main concepts – banking marketing, service quality and satisfaction - duly related, in the application of a questionnaire to a final sample of 160 individuals and in the interpretation of the data gotten through Factoriais Analyses, Analysis of Variance and Regression. The gotten results suggest that the satisfaction functions as an antecedent of the confidence in the mark - that is, to the measure that increases the Satisfaction increases the Confidence. |
Degree: | Mestrado em Gestão Global |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
master_denise_monteiro_delgado.pdf | 844,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.