Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2041
Author(s): Delgado, Dénise Isabel Monteiro
Advisor: Santos, Maria da Conceição
Date: 26-Aug-2010
Title: Satisfação do cliente bancário: Estudo em Cabo Verde
Reference: Delgado, D. I. M. (2009). Satisfação do cliente bancário: Estudo em Cabo Verde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2041
Keywords: Qualidade percebida
Satisfação do cliente -- Customer satisfaction
Confiança -- Trust
Prestação do serviço bancário
Perceived quality
Banking service delivery
Abstract: A questão da satisfação dos consumidores é uma das principais preocupações dos gestores da actualidade. Desta forma, as empresas do sector bancário não têm medido esforços para alcançar a excelência, a começar com o atendimento aos seus clientes. Neste estudo pretendeu-se analisar como é que dimensões, como a confiança e o envolvimento, podem interferir na satisfação dos consumidores. O facto de se apontarem algumas ligações entre a confiança e a noção de satisfação foram a mola impulsionadora deste trabalho conduziram a uma análise da verdadeira relação existente entre os conceitos. A Metodologia de investigação assentou numa pesquisa bibliográfica divida em três conceitos principais – marketing bancário, qualidade percebida com a prestação do serviço e satisfação – devidamente relacionados, na aplicação de um questionário a uma amostra final de 160 indivíduos e na interpretação dos dados obtidos através de Análises Factoriais, Análise de Variância e Regressão. Os resultados obtidos sugerem que a qualidade percebida e satisfação com a forma de atendimento durante a prestação do serviço funciona como um antecedente da confiança na marca – ou seja, à medida que aumenta a Satisfação aumenta a Confiança.
The question of the satisfaction of the consumers is one of the main concerns of the managers nowadays. In such a way, the companies of the banking sector have not measured efforts to reach the excellency, to start with the attendance to its customers. In this study one intended to analyze as dimensions, as the confidence and the envolvement, can intervene with the satisfaction of the consumers. The fact of it, pointing some linkings between the confidence and the notion of satisfaction had been the impulsion spring of this work and had lead to an analysis of the true existing relation between the concepts. The Methodology of inquiry seated in a bibliographical research divides in three main concepts – banking marketing, service quality and satisfaction - duly related, in the application of a questionnaire to a final sample of 160 individuals and in the interpretation of the data gotten through Factoriais Analyses, Analysis of Variance and Regression. The gotten results suggest that the satisfaction functions as an antecedent of the confidence in the mark - that is, to the measure that increases the Satisfaction increases the Confidence.
Degree: Mestrado em Gestão Global
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_denise_monteiro_delgado.pdf844,28 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.