Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/204
Autoria: Martins, Susana da Cruz
Data: 2005
Título próprio: Portugal, um lugar de fronteira na Europa - Uma leitura de indicadores socioeducacionais
Número: nº 49
Paginação: 141-161
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Educação
União Europeia
Comparação europeia
Padrões de escolaridade
Resumo: Este artigo tem por base a identificação de padrões educacionais na Europa e tendências associadas, com recurso a uma selecção de estatísticas de comparação europeia. No sentido de completar um mosaico de configurações socioeducacionais na UE, surge como objectivo analítico complementar a leitura de indicadores que expressem, de alguma forma, as próprias condições e processos de escolarização da população nos vários países.
At the centre of this article is the identification of educational patterns in the European Union and the associated trends, on the basis of a selection of comparative European statistics. With a view to completing a mosaic of socio-educational configurations in the EU, one of its complementary analytical aims is to interpret indicators that, in some form, express the schooling conditions and processes of the various countries’ populations.
Cet article repose sur l’identification de standards éducatifs en Europe et de tendances y associées, grâce à une sélection de statistiques de comparaison européenne. Afin de compléter une mosaïque de configurations socio-éducatives dans l’UE, l’auteur se donne comme objectif analytique d’en étoffer la lecture avec des indicateurs qui expriment, en quelque sorte, les conditions et les processus de scolarisation de la population dans les différents pays.
Este artículo tiene como base la identificación de patrones educacionales en Europa y tendencias asociadas, apelando a una selección de estadísticas de comparación europea. Con la intención de completar un mosaico de configuraciones socio-educacionales en la UE, surge como objetivo analítico complementario la lectura de indicadores que expresen, de alguna forma, las propias condiciones y procesos de escolarización de la población en los diferentes países.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SOCIOLOGIA49_cap07.pdf85,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.