Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2034
Author(s): Faustino, Maria Filomena Fonseca da Costa Oliveira Filipe
Advisor: Lopes, Helena
Date: 26-Aug-2010
Title: A competência como novo paradigma curricular no ensino superior: Um estudo exploratório de inovação pedagógica para o desenvolvimento de competências
Reference: Faustino, M. F. F. da C. O. F. (2009). A competência como novo paradigma curricular no ensino superior: Um estudo exploratório de inovação pedagógica para o desenvolvimento de competências [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2034
Keywords: Competências -- Skills
Qualificação versus competências
Intervenção pedagógica por competências
Modelo de abordagem por competências
Qualification versus competences
Pedagogical intervention by competences
Model of approach by competences
Abstract: A emergência da noção de competência nos sistemas europeus de formação profissional e de educação, com resultados na produção de instrumentos europeus e nacionais de referência, tem vindo a ser reconhecido como um recurso importante na construção de um novo modelo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Nesta dissertação procura-se reflectir sobre a forma como as instituições de ensino superior têm introduzido a orientação de Bolonha que preconiza a transição para um modelo de ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento de competências. “De que forma as instituições de ensino superior se têm organizado para responder à mudança de paradigma de ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento de competências?”, é a questão central deste estudo. Em concreto, apresenta-se uma abordagem ao problema através da análise de três casos, dois nacionais e um internacional, através do estudo dos seus modelos de ensino-aprendizagem. Metodologicamente recorreu-se a estudos de caso que integraram, para além da análise documental, entrevistas a docentes e alunos envolvidos na concepção, organização e desenvolvimento do novo modelo de ensino-aprendizagem. A análise demonstra-nos modalidades diferenciados de integração da abordagem por competências nos modelos pedagógicos, bem como a integração também diferenciada das competências na dinâmica regular da acção educativa e que ainda existe um longo caminho para uma mudança efectiva de modelo de ensino-aprendizagem. Sugerem-se, no final, os pressupostos a levar em linha de conta no âmbito de um modelo exploratório para a implementação de uma abordagem curricular por competências. Esses pressupostos favorecem com maior eficácia a obtenção de resultados e, entre eles, as acções de acompanhamento e avaliação têm um lugar de destaque.
The emergent concept of competence in the European education and training systems with its impact on the production of national and European reference tools has been recognized as an important resource towards the construction of a new teaching-learning model in higher education. In the present dissertation we try to reflect about the way different higher education institutions have introduced the Bologna orientation that foresees the transition to a teachinglearning model, based on the development of competences. “How have the different higher education institutions organized themselves to cope with the changing paradigm of a teaching-learning model, based on the development of competences?”- this is the central issue in the present research work. In actual fact we present an approach to the problem which is based on the analysis of three cases, two at national and one at international level, focusing on the study of their teachinglearning models. Methodologically the option was carried out through study cases which, besides documental analysis, integrated also interviews to teachers and students who were involved in the design, organization and development of the new teaching-learning model. The analysis demonstrates different modalities of integration of the approach by competences in the pedagogical models, as well as different modalities of integration in the daily dynamics of education itself. In conclusion, we acknowledge that there is still a long way to go towards a real changing in the teaching-learning model. In completion we suggest some issues to take on account within an exploratory model towards the implementation of a curricular approach by competences. These issues, with special relevance for monitoring and evaluation, facilitate more effectively the achievement of results.
Department: Departamento de Economia
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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