Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2025
Author(s): Cristino, Maria Fernanda Rodrigues
Advisor: Guerreiro, Maria das Dores Horta
Date: 25-Aug-2010
Title: O consumo alimentar infantil
Reference: Cristino, M. F. R. (2009). O consumo alimentar infantil [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2025
Keywords: Mercado infantil
Consumo alimentar
Influência
Comportamento -- Behavior
Child’s market
Food consumption
Influences
Abstract: O comportamento das crianças adoptado nas questões relacionadas com o consumo alimentar tem merecido uma especial atenção por parte dos sectores educacionais. Neste âmbito, especial relevância tem sido dada para o desempenho por parte de alguns agentes no processo de aprendizagem de competências, conhecimentos e atitudes relacionadas com o consumo. Mas, esta atenção dirigida aos hábitos de consumo dos mais novos é partilhada por outros sectores, nomeadamente o financeiro e o comercial que tentam, saber mais acerca das crianças como consumidoras: como adquirem o seu dinheiro, onde e porquê o gastam e o poupam e qual o seu conhecimento do mundo financeiro. Para perceber os impactos das influências que as crianças recebem e as suas consequências, este trabalho investiga o papel de alguns agentes influenciadores considerados como os mais relevantes, tendo em atenção a faixa etária (9-10 anos): os pais, a televisão e os pares. Os pais, pelo papel importante na educação e formação de conhecimentos da criança relativamente aos valores nutricionais, pela oportunidade que têm, no tempo em que partilham com os filhos, de poderem exprimir comentários sobre a qualidade dos produtos. A publicidade televisiva com uma função informativa, uma vez que dá a conhecer os produtos existentes no mercado, mas que também desempenha uma função socializadora diária, com uma linguagem extremamente eficaz e ainda, reforçada pela imagem. Por último, os colegas constituem igualmente uma fonte de influência significativa sobre o comportamento de consumo, que nas crianças mais novas moldadas por essa influência pode estimular o desejo de possuir algo por ver um colega. Neste estudo, apresentamos uma visão geral das influências e uma apreciação dos factores envolvidos no papel das crianças como consumidoras e na forma como estas acabam por interessar, os fabricantes, os comerciantes e os publicitários, que procuram, cada vez mais e melhor, conceberem produtos e serviços que atraiam eficazmente os gostos do mercado infantil. Para alcançar o nosso objectivo optámos por um estudo exploratório e utilizámos um conjunto de teorias e uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Como instrumento para a recolha de dados aplicamos uma entrevista estruturada a uma turma do 4º ano do primeiro ciclo do Ensino Básico, composta de perguntas fechadas e igualmente com perguntas abertas. Na sua aplicação foi usada a técnica de entrevista, semi-directiva por considerarmos que, nesta faixa etária, seria importante deixar um grau de liberdade ao entrevistado no sentido de ele se envolver individualmente e assim podermos obter informações mais ricas e com um nível de profundidade maior, bem como na espontaneidade e densidade do discurso, mas sem correr o risco de este se afastar da problemática evocada.
Child behavior in terms of eating consumption habits has deserved a growing attention from educational sectors. Central issues have been the role-played by some agents in the competence, knowledge and consumption related attitudes learning process. But this attention towards child consumption habits is shared by other sectors, as the commercial and financial ones, which try harder to know more and more about children as consumers. Questions are placed in terms of how they get their money, where and why they spend it and spare it and what their financial world knowledge is. In order to understand influences and consequences on children, this study investigates the role of some of the most relevant agents. According to the considered age (9-10 years old) they are parents, television and peer group. Parents still play a major role in educating and forming the child’s knowledge in relation to nutritional values, as they express their comments on the products’ quality. Television advertisements possess an informative function, as they make existing products known, but they also exert a daily socializing function, with an extremely effective language reinforced by the power of images. Lastly, colleagues at school provide an important influential source, which in younger children may stimulate the desire to possess something just because the other also has it. In this study we present a general view of the influences and involved factors in children’s performance as consumers and of the way they become interesting to makers, traders and advertisers, who try to conceive products and services to attract this infant market. In order to accomplish our objective we conducted an exploratory research with a conceptual model from a theoretical set and used a mixed methodology – both quantitative and qualitative. As a data collection tool we conducted an enquiry with closed and open questions to a 4th grade class from a public primary school. The questionnaire was applied in an interview form with the major concern of getting in-depth, richer data. Our focus was then on speech spontaneity and density but also on not driving away from the major points of research.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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