Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/20259
Author(s): Pereira, Ana Rita dos Santos Reis
Advisor: André, Paula
Mendes, Pedro
Date: 19-Nov-2019
Title: Arquitetura, design e pintura: O arquiteto João de Almeida e a construção de uma síntese das artes
Reference: Pereira, A. R. dos S. R. (2019). Arquitetura, design e pintura: O arquiteto João de Almeida e a construção de uma síntese das artes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/20259
Keywords: Almeida, João de
Síntese das artes
Arquitetura -- Architecture
Design
Pintura
Fotografia
Desenho
Synthesis of arts
Painting
Photography
Drawing
Trabalho de projeto
Abstract: Este trabalho produz uma reflexão sobre a obra do arquiteto, designer e pintor João de Almeida tomando-a como significativa para uma discussão em torno da Síntese das Artes. A sua arquitetura e vasta obra plástica lêem-se como emocionantes pela ética das decisões, pela consistência e pela integridade com que se desvenda e simplifica o objeto – o artista/arquiteto concebe a obra finalizada com uma plasticidade tocante e humanizada, direcionada para o Homem. O trabalho desenvolvido remete para a busca extracurricular e internacional de resposta à arte em João de Almeida, nomeadamente através do seu percurso profissional em Basileia, para, animado pelo contexto dessas experiências, abordar a discussão em torno da aplicação da arte na cidade, da Síntese e da Integração das Artes. A presente Vertente Teórica de Projeto Final de Arquitetura propõe percorrer um percurso ainda não traçado em que se entende João de Almeida como o exemplo natural em contexto nacional da Síntese das Artes – o desenho como matriz em João Almeida conecta as diferentes manifestações da sua obra – há construção na produção de pintura e design, há arquitetura nos vários percursos artísticos de João de Almeida. Para o desenvolvimento do trabalho toma-se como preponderante a análise da obra do arquiteto, designer e pintor João de Almeida nas suas diferentes vertentes artísticas; a par do contacto com o arquiteto através de conferências, conversas, entrevistas e visitas a obras de sua autoria; e das nossas viagens pelos locais significativos da sua formação. Este trabalho conclui-se ao procurar contribuir para a discussão em torno da Síntese das Artes através da compreensão artística de João de Almeida – entende-se a obra no arquiteto, designer e pintor como a manifestação de um todo em que os pontos tocantes falam mais alto que a obra individual –, e lança os alicerces para discussões futuras, introduzindo, nomeadamente, a temática da fotografia.
This essay seeks to reflect upon the works of the architect, designer and painter João de Almeida, which are found to be essential for the debate on the Synthesis of Arts. One can interpret as emotional both João de Almeida’s architecture and plastic oeuvre, grounded on the ethics of the decision making, the consciousness and the integrity used to unfold and simplify the pieces – the artist/ architect conceives his work in a heartfelt and humanized manner. The essay refers to João de Almeida’s “out of the academy” and international quest – namely his professional enterprise in Basel – and it then sets to address the debate about art in the city, the Synthesis of Arts and the Integration of Arts. Upon this research, we look to walk down a path that is yet to be set, finding João de Almeida to be the natural example for the Synthesis of Arts in the Portuguese national context – drawing is the underlying foundation that puts together all expressions of his oeuvre –, there is architecture throughout all his work. The analysis of João de Almeida’s works was found to be of the utmost importance; along with a multitude of interviews, talks, attended conferences, and joint visits together with the architect to his own buildings; and even with a set of expeditions made to the most significant places of his international quest. We conclude with an input to the debate on the Synthesis of Arts through the artistic understanding of João de Almeida – one can read his work both as an architect, designer and painter as a well-connected and put together whole in which the communicating vessels are as determinant as the work itself, - and set the foundation stone for future debates that should encompass the subject of Photography.
Degree: Mestrado Integrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ana_reis_pereira.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.