Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/20079
Author(s): | Amaral, R. Monteiro, L. Santos, C. |
Date: | 2019 |
Title: | Perfis de envolvimento relativo do pai: implicações para o ajustamento social de crianças em jardim-de-infância |
Volume: | 4 |
Number: | 37 |
Pages: | 463 - 477 |
ISSN: | 0870-8231 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.14417/ap.1553 |
Keywords: | Ajustamento social Pré-escolar Envolvimento relativo do pai |
Abstract: | O presente estudo teve como objetivo identificar perfis de Envolvimento relativo do pai, em diversas atividades relacionadas com o dia-a-dia da criança (Cuidados e Socialização), testando posteriormente se existiam diferenças, em função dos mesmos, para o Ajustamento Social das crianças. Participaram 283 famílias nucleares, com crianças em idade pré-escolar (139 raparigas). Foram identificados dois perfis de Envolvimento Relativo do Pai: Perfil 1 - Companheiros de Brincadeira e Perfil 2 – Cuidadores e Companheiros de Brincadeira. Os pais no Perfil 2 participavam significativamente mais em todas as atividades analisadas. Encontraram-se, ainda, diferenças em função das habilitações literárias de ambos os cuidadores (mais elevadas no Perfil 2) e das horas de trabalho dos pais (mais elevadas no Perfil 1). Para 94 destas crianças as educadoras descreveram o seu Ajustamento Social, tendo-se verificado que crianças cujos pais estavam mais envolvidos nas atividades de Cuidados e de Socialização apresentavam valores mais baixos de Retraimento Social Ansioso no grupo de pares. Os resultados sugerem a importância de se considerar quer a mãe, quer o pai, aquando do delineamento de programas de promoção do bem-estar e ajustamento social das crianças. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amaral et al..pdf | Versão Editora | 115,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.