Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/20043
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, R.-
dc.contributor.authorEspanha, R.-
dc.date.accessioned2020-03-06T10:52:06Z-
dc.date.available2020-03-06T10:52:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2357-7126-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/20043-
dc.description.abstractNovas mídias como a Internet são precursoras de uma sociedade em rede, conectada e integrada. Possuem tecnologia, con- teúdo e serviços distintos das ofertadas pelas mídias convencionais. Com um processo comunicativo fluido e multidimensional, sincrônico e assincrônico, hipersegmentado, híbrido e expandido aos limites das nações, novas formas de mediação/interação social e experiências tecnológicas se configuram, afirmam estudiosos. Ainda que pesquisadores estabeleçam com alguma pre- cisão os modus operandi das novas mídias, tal precisão perde força ao sondarmos as experiências dos seus usuários com tais tecnologias, isso porque, pouco sabemos sobre o que eles fazem de fato com estas mídias, que não pode ou não é feita com os meios de comunicação tradicionais. Sob a perspectiva dos “Usos e Gratificações” e com a abordagem metodológica da Ground- ed Theory, buscamos determinar as motivações de uso da Internet. Com um estudo indutivo qualitativo, entrevistamos 38 indi- víduos e estabelecemos 6 categorias de “usos e gratificações” que os seus usuários demonstram com esta nova mídia. Ademais com uma revisão de literatura, não apenas sedimentamos esses conceitos motivacionais iniciais, bem como os comparamos com os motivos encontrados em 157 artigos dedicados ao tema, para fins de generalização das categorias de usos dos indivídu- os com a Internet. Num segundo momento, estes achados foram também equiparados com os motivos observamos em 107 ar- tigos dedicados às gratificações da audiência das mídias tradicionais, e assim, pudemos formular uma hipótese teórica sobre os usos e experiências dos indivíduos com as novas mídias e as convencionais, e como esta experiência poderia nos indicar tendências sobre o amanhã da comunicação social. Como resultado, observamos que mesmo com novas funcionalidades e possibilidades comunicativas, a condição da natureza humana que motiva os comportamentos em direção aos meios é muito similar.por
dc.language.isopor-
dc.publisherGrupo de Pesquisa Tecnologia Comunicação e Ciência Cognitiva-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectNovas mídiaspor
dc.subjectMídias tradicionaispor
dc.subjectUsos e Gratificaçõespor
dc.subjectExposição e consumopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectFuturo da comunicação socialpor
dc.titleExposição seletiva: consumo das novas mídias e mídias tradicionaispor
dc.typearticle-
dc.pagination1 - 17-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalBrazilian Journal of Technology, Communication, and Cognitive Science-
dc.volume7-
dc.number1-
degois.publication.firstPage1-
degois.publication.lastPage17-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleExposição seletiva: consumo das novas mídias e mídias tradicionaispor
dc.date.updated2020-03-06T10:51:34Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-67027-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferreira&Espanha_ExposicaoSeletiva.pdf325,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.