Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/2000
Author(s): Mercês, Mônica Valéria Sampaio das
Advisor: Nicolau, Maria Isabel Vieira
Date: 3-Aug-2010
Title: Posicionamento estratégico das empresas da construção civil em Pernambuco/Brasil, nos anos 2007 e 2008, diante da volta dos financiamentos bancários de longo prazo e do aumento da concorrência de grandes empresas
Reference: Mercês, M. V. S. das. (2009). Posicionamento estratégico das empresas da construção civil em Pernambuco/Brasil, nos anos 2007 e 2008, diante da volta dos financiamentos bancários de longo prazo e do aumento da concorrência de grandes empresas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2000
Keywords: Estratégias genéricas
Indústria da construção civil -- building industry
Mercado imobiliário
Financiamento bancário -- Bank financing
Generic strategies
Housing market
Abstract: Esta dissertação aborda as estratégias usadas pelos empresários da construção civil em Pernambuco, nos anos de 2007 e 2008, em função da volta ao mercado dos financiamentos bancários de longo prazo e do acirramento da concorrência a partir da abertura de capital das construtoras na Bolsa de Valores de São Paulo. Subdividido em três grandes capítulos, o trabalho inicia com a reflexão do conceito de estratégia e seu processo de formação. Segue expondo os pensamentos que caracterizaram a Escola do Posicionamento, com ênfase nos ensinamentos das estratégias genéricas de Michael Porter. Na sequência, revela a importância do setor da construção civil para o desenvolvimento do Brasil e de Pernambuco, na sua dimensão econômica e social, ressaltando a problemática do déficit habitacional. A parte dedicada ao estudo empírico traz os resultados de uma pesquisa realizada com os empresários da indústria da construção civil, revelando as percepções acerca da intensidade concorrencial no setor. As informações obtidas identificam as estratégias adotadas e a necessidade de tê-las num ambiente de elevada rivalidade, revelando ainda as perspectivas para o mercado em estudo para o período 2009 a 2011.
The present dissertation deals with the strategies, which were used by the entrepreneurs of the Civil Construction sector of the state of Pernambuco in the years 2007 and 2008, due to the return of the long-term bank loans and the fierce competition, since the Constructer’s capital opening in the São Paulo Stock Exchange Market. This present work has been subdivided into three main chapters, starting with a reflection on the strategy concept and its development process, followed by the thoughts, which characterized the Positioning School, with emphasis on Michael Porter’s Generic Strategies teachings. Later on, the study shows the importance of the Civil Construction for the development of Brazil and Pernambuco, in both economical and social dimensions, highlighting the lack of housing issue. The part addressed to the empirical study brings the results of a research conducted with the Civil Industry entrepreneurs, revealing their feelings towards the strong competition on the sector. The information gathered not only identified their adopted strategies and the need to take them in a high rivalry environment, but also revealed the perspectives of the market for the years 2009 – 2011.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
master_monica_sampaio_merces.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.