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http://hdl.handle.net/10071/19999| Autoria: | Bussotti, L. |
| Data: | 2019 |
| Título próprio: | O rap “exótico” na Itália contemporânea: entre direitos negados e nova cidadania |
| Volume: | 19 |
| Paginação: | 1 - 25 |
| ISSN: | 1676-3939 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.5216/mh.v19.53443 |
| Palavras-chave: | Hip-hop Identidade nacional Posse Trap |
| Resumo: | A entrada tardia da cultura hip-hop e da música rap na Itália não impediu o surgimento deste gênero musical nos principais centros urbanos da península. Depois da Golden Age do rap italiano, nos anos 1990, e uma subsequente crise, no início da década de 2000, novos rappers emergiram. Entre eles, os ditos rappers “exóticos”, de língua e cultura italianas, mas de origens geralmente africanas ou asiáticas. O presente artigo procura analisar a contribuição que, primeiro, os rappers da rede G2, e depois os rappers (e trappers) mais novos, como Laioung e Ghali, deram à cena hip-hop italiana. O estudo resulta de uma pesquisa com abordagem qualitativa, usando como principais técnicas de recolha das informações a análise do discurso aplicada às letras das composições de rap selecionadas, juntamente com entrevistas e declarações dos rappers “exóticos” presentes na esfera pública. Também foi utilizada uma escassa literatura especializada sobre o assunto, além do auxílio de material audiovisual e radiofônico. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| musicahodie.pdf | Versão Editora | 2,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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