Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19933
Author(s): Tai, André Gilberto
Advisor: Ribeiro, Ricardo Daniel Santos Faro Marques
Coheur, Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva
Date: 26-Jul-2019
Title: PALbot: a Plug&(Almost)pLay chatbot
Reference: TAI, André Gilberto - PALbot: a Plug&(Almost)pLay chatbot [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19933>.
Keywords: Agente de conversação
Inteligência artificial
Usabilidade
Sistema de diálogo
Chatbot
Artificial Intelligence
Usability
Dialogue system
Abstract: Para a comunicação entre seres humanos e computadores é necessária a identificação dos traços que os distinguem e das características do funcionamento de cada um. Desde a eletrónica, que é desenvolvida através de fenómenos físicos bem delineados, à informática, que assenta em axiomáticas matemáticas, o processo de funcionamento de um computador está livre de traços humanos e é conhecido por fornecer respostas concretas, verdadeiras e lógicas. Neste projeto foi desenvolvido um sistema de diálogo, denominado por PALbot com o objetivo de melhorar a acessibilidade na procura de informação para os utilizadores da plataforma do Ciberdúvidas. O PALbot é um programa que simula uma conversa humana, esclarecendo dúvidas relativamente à Língua Portuguesa, na forma de diálogo com o utilizador. Após desenvolvimento do chatbot, foi realizado um inquérito de forma a avaliar a ferramenta desenvolvida. Os resultados do inquérito revelam 65,54% de respostas corretas com a base de conhecimento da plataforma do Ciberdúvidas inserida no sistema de conversação. Adicionalmente, elaborou-se um conjunto de testes de forma a avaliar os atributos de qualidade, nomeadamente eficácia e eficiência, concluindo que 65,28% dos inquiridos concordam que o PALbot facilita quase sempre ou sempre o acesso à informação. Em suma, o chabot desenvolvido durante a presente dissertação apresenta potencial para melhorar a acessibilidade dos utilizadores na procura de informação bem como para auxiliar a plataforma Ciberdúvidas melhorando o esclarecimento de dúvidas relativas à Língua Portuguesa.
A good interaction between humans and computers is built on top of each other’s characteristics, functionality and behavior. From electronics, developed through actual physical phenomena, to informatics, built on mathematical axioms, the functionality of a computer is free of human trace. While computers are known for providing correct, true and logic answers, humans spend a vast amount of time on an informal dialog with almost no purpose. In this project, a dialog system named PALbot was developed to help Ciberdúvidas platform users access information. This program simulates a human conversation answering Portuguese linguistic questions to the user. After developing the chatbot, an inquire was made to evaluate the tool in question showing the program gave a correct answer 65.54% of times with the knowledge base of Ciberdúvidas platform. Additionally, another pool of tests was made to evaluate quality attributes such as efficiency and efficacy, in which was concluded that 65.28% of the enquired agree that PALbot always and almost always makes it easy to access to the information required. The chatbot developed during the current dissertation shows high potential to improve user’s accessibility to information as well as to help Ciberdúvidas platform answering Portuguese linguistic questions.
Degree: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_andre_gilberto_tai.pdf2,08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.