Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19901
Autoria: Martins, Afonso de Ligório
Orientação: Fernandes, Alexandra Etelvina
Data: 12-Nov-2019
Título próprio: Gestão do conhecimento: estudo de caso da indústria brasileira na externalização do conhecimento tácito
Referência bibliográfica: Martins, A. de L. (2019). Gestão do conhecimento: estudo de caso da indústria brasileira na externalização do conhecimento tácito [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19901
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Conhecimento tácito
Conhecimento explícito
Vantagem competitiva
Knowledge management
Tacit knowledge
Explicit knowledge
Competitive advantage
Capital intelectual
Transferência de conhecimentos
Trabalho de projeto
Brasil
Resumo: A Gestão do Conhecimento vem sendo cada vez mais discutida e aprimorada nas organizações de médio e grande porte e, com essa nova cultura, consegue-se diminuir os gastos em produtos e serviços. As organizações começam a investir em capital intelectual, melhor custo-beneficio e buscando vantagem competitiva no mercado em que atuam, sendo que o maior capital que uma organização possui, é o conhecimento de seus colaboradores. As empresas devem entender que o conhecimento tornou-se um ativo muito importante, por ser a principal matéria-prima com a qual todas trabalham. A partir deste entendimento, é possível observar o quanto é mais valioso e poderoso do que qualquer outro ativo físico ou financeiro. A aplicação de métodos para transferência de conhecimento tácito em conhecimento explícito será focado especificamente em processos organizacionais, rotinas e atividades administrativas, práticas e normas na área produtiva, com o objetivo de identificar os impactos e a aplicação de métodos nas organizações pesquisadas desta passagem de conhecimento. Neste estudo de caso, utilizaremos uma entrevista estruturada, aplicada diretamente à vários funcionários de empresas multinacionais e nacionais, com o intuito de fazer uma análise crítica, buscando a percepção em relação a Gestão do Conhecimento, sejam tácitos ou explícitos, efetuando uma compilação para determinar os pontos relevantes dos métodos necessários nesta externalização. Com isso, obter insumos e argumentos necessários, e mostrar os principais benefícios usufruídos pelas Indústrias entrevistadas, identificando as ações da gestão de conhecimento que influenciam na capacidade de uma organização de gerar um ambiente propício à implementação de soluções tecnológicas (busca de criatividade) e solução de problemas, conduzindo iniciativas estratégicas na vida real e com potencialidade de implementação no Grupo Essilor Brasil, que é a empresa foco do estudo de caso.
Knowledge management has been increasingly discussed and improved in medium and large organizations, and with this new culture, knowledge management can reduce the cost of products and services. Organizations begin to invest in intellectual capital, better costbenefit and to seek competitive advantage in the market which they operate. The largest capital of an organization is the knowledge of its employees. Therefore, companies must understand that knowledge has become a very important asset, as it is the main raw material which they all work with. From this understanding, it is possible to observe how much more value and power it addes compare to any other physical or financial asset. The application of methods for transferring tacit knowledge into explicit knowledge will focus specifically on organizational processes, routines and administrative activities, practices and norms in the productive area, with the objective of identifying the impacts and the application of methods in the organizations researched in this share of knowledge . In this case study, we will use a structured interview, applied directly to several employees of large multinational and national companies, with the purpose of doing a critical analysis, seeking the perception about knowledge management, whether tacit or explicit, performing a compilation to determine the relevant points of the methods required in this externalization. In order to, to obtain necessary inputs and arguments, and to show the main benefits pointed by the industries interviewed, identifying the actions of the knowledge management that influence the capacity of an organization to generate an environment conducive to the implementation of technological solutions (search for creativity) and solution of real-life strategic initiatives with implementation potential in the Essilor Brasil Group, which is the focus of this case study.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_afonso_longorio_martins.pdf1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.