Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19633
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Luís Carlos da Silva-
dc.contributor.authorPinto, Maria Madalena Pestana Faria de Campos-
dc.date.accessioned2020-01-22T19:34:17Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationPinto, M. M. P. F. de C. (2019). Internal communication and employee engagement: Integration plan for do it better [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19633pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19633-
dc.description.abstractNowadays, companies have started to pay more attention to their human resources, looking at them as an internal market, which they should seek to satisfy in the first place. Thus, they should use internal marketing and communication techniques that will help them build an employer branding strategy, with the intention of creating a positive image of the organizational environment in the employees’ perspective, as well as generating greater commitment and involvement between both parties. These strategies should be implemented from the first contact employees have with their company, during their onboarding process. In this context, this project aims to develop an integration plan for new employees at Do It Better, a certified professional training center. Therefore, we used different methods for collecting information, including a semi-structured interview, two survey questionnaires (internal and external), and the analysis of internal and external statistical data. In the services marketing-mix, a six-step integration plan was proposed, defining the items that would be included in it, as well as how it would be implemented in the company.por
dc.description.abstractAtualmente, as empresas têm vindo a dar maior importância aos seus recursos humanos, olhando para estes como um mercado interno que devem procurar satisfazer em primeiro lugar. Deste modo, devem usar técnicas de marketing e comunicação interna que as ajude a estabelecer uma estratégia de "employer branding", tendo como objetivo criar uma imagem positiva da empresa na perspetiva dos colaboradores, bem como de gerar um maior compromisso e envolvimento entre ambas as partes. Estas estratégias devem ser implementadas desde o primeiro contacto que os colaboradores têm com a empresa, durante o processo de integração. Neste âmbito, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um plano de integração para novos colaboradores para a Do It Better, centro de formação certificada profissional. Para tal, recorreu-se a diferentes métodos para a recolha de informação, entre os quais uma entrevista semiestruturada, dois questionários por inquérito (um interno e um externo) e a análise de dados estatísticos internos e externos. No marketing-mix de serviços, foi proposto um plano dividido em seis passos, onde se definiram os itens que seriam incluídos, bem como a forma como este seria implementado na empresa.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectIntegration planpor
dc.subjectEmployer brandingpor
dc.subjectSocialization processpor
dc.subjectInternal communicationpor
dc.subjectPlano de integraçãopor
dc.subjectProcesso de socializaçãopor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectGestão de recursos humanos-
dc.subjectMarketing-
dc.subjectIntegração profissional-
dc.subjectSocialização organizacional-
dc.subjectComunicação organizacional -- Organizational communication-
dc.subjectEngagement-
dc.subjectTrabalho de projeto-
dc.titleInternal communication and employee engagement: Integration plan for do it betterpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202364399por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2021-12-18-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelI2-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1I Health, education, and welfare-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_campos_pinto.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.