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http://hdl.handle.net/10071/19596
Autoria: | Paiva, Patrícia da Natividade Antunes de |
Orientação: | Martins, Susana da Cruz Pinto, Patrícia Rosado |
Data: | 20-Dez-2019 |
Título próprio: | A avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: O caso da FCM|NMS |
Referência bibliográfica: | Paiva, P. da N. A. de. (2019). A avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: O caso da FCM|NMS [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19596 |
Palavras-chave: | Ensino superior Avaliação da qualidade -- Quality assessment Sistemas de garantia da qualidade Higher education Quality assurance system Gestão escolar Gestão da qualidade Qualidade do ensino Certificação -- Certification Estudo de casos Trabalho de projeto Portugal |
Resumo: | Nos últimos anos o ensino superior passou por mudanças profundas que contribuíram para a necessidade de se definir e desenvolver padrões de qualidade no exercício das suas atividades fundamentais, com particular saliência para o ensino e formação. Em consonância com o princípio fundamental de que a qualidade e a sua garantia são responsabilidade, em primeiro lugar, das instituições de ensino superior, compete a cada instituição definir a sua política para a qualidade e estabelecer um sistema interno de garantia da qualidade que melhor se adapte às suas próprias especificidades.
Reconhecida a necessidade e a importância da existência de um sistema interno de garantia da qualidade que forneça informações confiáveis sobre a qualidade das suas atividades, a instituição iniciou um processo de reestruturação do sistema de avaliação e monitorização da qualidade com vista à sua certificação pela A3ES. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir para melhoria do atual sistema de garantia da Faculdade de Ciências Médicas|Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.
Para tal realizaram-se entrevista aos responsáveis pela garantia da qualidade e aplicaram-se inquéritos aos responsáveis pelas unidades curriculares com o intuito de identificar necessidades. Através dos resultados da investigação foi possível desenvolver um conjunto de estratégias para otimizar o atual sistema de garantia da qualidade ao nível dos mecanismos (equilíbrio entre o uso de dados qualitativos e quantitativos), dos stakeholders envolvidos e da publicação dos resultados. In the past few years, a number of factors have contributed for the need to define and develop quality standards for the main activities of higher education institutions, with particular emphasis on education and training. Based on the assumption that Higher Education Institutions are primarily responsible for the quality of their services, they should have a policy for quality assurance and develop an internal quality assurance system that is adapted to its own context. After recognizing the need and the importance of having an internal quality assurance system that provides reliable information on the quality of its activities, the institution started a process of reformulation of its own quality assurance system with the intent to be certificated by A3ES. In this sense, this work aims to contribute to the improvement of the Nova Medical School’s quality assurance system. To achieve this end, interviews were conducted with those responsible for quality assurance and surveys were administered to academic staff, in order to identify their needs. Through the research results, it was possible to develop a set of strategies to optimize the current mechanism (balance between the use of qualitative and quantitative data), the stakeholders involved in the process and dissemination measures. |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_patricia_antunes_paiva.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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