Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19596
Autoria: Paiva, Patrícia da Natividade Antunes de
Orientação: Martins, Susana da Cruz
Pinto, Patrícia Rosado
Data: 20-Dez-2019
Título próprio: A avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: O caso da FCM|NMS
Referência bibliográfica: Paiva, P. da N. A. de. (2019). A avaliação do ensino a partir das perceções dos estudantes: O caso da FCM|NMS [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19596
Palavras-chave: Ensino superior
Avaliação da qualidade -- Quality assessment
Sistemas de garantia da qualidade
Higher education
Quality assurance system
Gestão escolar
Gestão da qualidade
Qualidade do ensino
Certificação -- Certification
Estudo de casos
Trabalho de projeto
Portugal
Resumo: Nos últimos anos o ensino superior passou por mudanças profundas que contribuíram para a necessidade de se definir e desenvolver padrões de qualidade no exercício das suas atividades fundamentais, com particular saliência para o ensino e formação. Em consonância com o princípio fundamental de que a qualidade e a sua garantia são responsabilidade, em primeiro lugar, das instituições de ensino superior, compete a cada instituição definir a sua política para a qualidade e estabelecer um sistema interno de garantia da qualidade que melhor se adapte às suas próprias especificidades. Reconhecida a necessidade e a importância da existência de um sistema interno de garantia da qualidade que forneça informações confiáveis sobre a qualidade das suas atividades, a instituição iniciou um processo de reestruturação do sistema de avaliação e monitorização da qualidade com vista à sua certificação pela A3ES. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir para melhoria do atual sistema de garantia da Faculdade de Ciências Médicas|Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa. Para tal realizaram-se entrevista aos responsáveis pela garantia da qualidade e aplicaram-se inquéritos aos responsáveis pelas unidades curriculares com o intuito de identificar necessidades. Através dos resultados da investigação foi possível desenvolver um conjunto de estratégias para otimizar o atual sistema de garantia da qualidade ao nível dos mecanismos (equilíbrio entre o uso de dados qualitativos e quantitativos), dos stakeholders envolvidos e da publicação dos resultados.
In the past few years, a number of factors have contributed for the need to define and develop quality standards for the main activities of higher education institutions, with particular emphasis on education and training. Based on the assumption that Higher Education Institutions are primarily responsible for the quality of their services, they should have a policy for quality assurance and develop an internal quality assurance system that is adapted to its own context. After recognizing the need and the importance of having an internal quality assurance system that provides reliable information on the quality of its activities, the institution started a process of reformulation of its own quality assurance system with the intent to be certificated by A3ES. In this sense, this work aims to contribute to the improvement of the Nova Medical School’s quality assurance system. To achieve this end, interviews were conducted with those responsible for quality assurance and surveys were administered to academic staff, in order to identify their needs. Through the research results, it was possible to develop a set of strategies to optimize the current mechanism (balance between the use of qualitative and quantitative data), the stakeholders involved in the process and dissemination measures.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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