Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19577
Autoria: Marcos, Joana Dias
Orientação: Lopes, Ana Isabel
Oliveira, Jonas
Data: 19-Dez-2019
Título próprio: O relato integrado e o tom do discurso: evidência nas empresas europeias
Referência bibliográfica: MARCOS, Joana Dias - O relato integrado e o tom do discurso: evidência nas empresas europeias [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19577>.
Palavras-chave: Relatório integrado
Tom
Desempenho organizacional
Relato empresarial
Impression Management
Integrated reporting
Tone
Organizational performance
Corporate report
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar se o desempenho organizacional da empresa incentiva a manipular o tom do discurso do <IR>, ou seja, se as empresas recorrem à “obfuscation” nas suas divulgações narrativas. O estudo é composto por 180 observações de divulgações narrativas do <IR> de 47 empresas Europeias, relativas ao período de 2011-2018. O tom do discurso foi analisado por meio do software DICTION. Os resultados indicam que o desempenho financeiro medido pelo “ROA” e pelo “ROE” apresentam efeitos diferentes no tom do discurso. O desempenho financeiro, medido pelo “ROA”, mostra que a esta variável não é relevante para explicar o efeito no tom enquanto que, medido pelo “ROE” está associado negativamente com a “Certainty”, ou seja, a rendibilidade da empresa parece não influenciar as empresas a recorrer a “obfuscation” nas divulgações do <IR>. As empresas com níveis de desempenho não financeiro mais baixos utilizam um tom do discurso no <IR> com menor “Certainty” e com maior “Commonality”. Deste modo, verificase que o desempenho não financeiro é um dos fatores que leva as empresas a recorrer à “obfuscation”. Por fim, as empresas com níveis de desempenho de mercado mais baixos tendem a utilizar um tom do discurso com menor “Optimism”, maior “Certainty” e maior “Commonality”, significando que o desempenho de mercado é igualmente considerado um fator que incentiva as empresas recorrer à “obfuscation”. Relativamente a esta relação entre o desempenho de mercado e o tom do discurso, verifica-se que é influenciada pela cultura do país.
The purpose of this study is to evaluate if company organizational performance encourages tone manipulation of <IR>, in other words, if companies use any kind of obfuscation in their narrative disclosures. This study is composed by 180 observations of narrative disclosures of <IR> from 47 European companies, relating to the period of 2011-2018. The tone was analyzed through the DICTION software. The results indicate that the financial performance measured by “ROA” and “ROE” shows different effects on the tone. The financial performance measured by “ROA”, shows that this variable is not relevant to explain the tone effect, whereas, “ROE” is negatively associated with the “Certainty”, therefore, company profitability does not seem to induce companies to use “obfuscation” in their <IR> disclosures. Contrary to the financial performance, companies with a lower level of non-financial performance use a tone in their <IR> disclosures with lower degree of “Certainty” and a higher of “Commonality”. Thus, it turns out that non-financial performance is one of the factors that leads companies to resort to “obfuscation”. Finally, companies with lower market performance levels tend to use a tone with a lower degree of “Optimism”, a higher degree of “Certainty”, and a higher degree of “Commonality”, which means that market performance is also considered a factor that encourages companies to resort to obfuscation. In regarding to the relation between market performance and tone, its seems to be influenced by country culture.
Designação do grau: Mestrado em Contabilidade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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