Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19534
Author(s): Pombo, Fabiano Hosken
Advisor: Almeida, Filomena Maria Nogueira da Silva de
Date: 6-Dec-2019
Title: Formação a distância e transferência de conhecimento: um estudo numa instituição de saúde privada no Rio de Janeiro
Reference: Pombo, F. H. (2019). Formação a distância e transferência de conhecimento: um estudo numa instituição de saúde privada no Rio de Janeiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19534
Keywords: E-Learning
Recursos humanos
Desenvolvimento organizacional
Engajamento do trabalho
Crescimento organizacional
Capacitação
Human resources
Organization development
Work engagement
Organization growth
Training
Abstract: Este estudo tem por objetivo averiguar se um treinamento a distância utilizando a ferramenta e-learning pode ser uma solução capaz de transmitir as mesmas informações que conteúdos ministrados presencialmente com uma abrangência maior de alcance, tornando o processo mais dinâmico e com menor custo para a empresa. Para esta pesquisa foram criados dois grupos, um para treinamento presencial e outro para treinamento a distância e posteriormente foram avaliados quatro fatores a fim de identificar se o ensino a distância obteve um resultado não inferior ao ensino presencial. Os fatores avaliados foram o Fator de satisfação do participante, o Fator de aprendizagem alcançada, o Fator de adequação pedagógica e o Fator do custo. Os Fatores de satisfação do participante e de aprendizagem alcançada foram semelhantes, porém os Fatores de aprendizagem alcançada e do custo apresentaram um melhor resultado para a educação a distância. Fatores como flexibilidade do tempo, recursos audiovisuais e tecnológicos podem ter influenciado no resultado superior para o Fator de aprendizagem alcançada. Novos estudos são propostos para responder outras questões relacionadas aos custos e retorno com o investimento em treinamentos com novas metodologias.
The purpose of this study is to determine if a distance training using the e-learning tool can be a solution capable of transmitting the same information as content delivered in person with a wider reach, making the process more dynamic and less costly for the company. . For this research, two groups were created, one for face-to-face training and one for distance training, and four factors were subsequently evaluated to identify whether distance learning had a result not inferior to face-to-face teaching. The factors evaluated were the Participant Satisfaction Factor, the Learning Factor Achieved, the Pedagogical Suitability Factor, and the Cost Factor. The Participant Satisfaction and Learning Factors were similar, but the Learning and Cost Factors showed a better result for distance education. Factors such as time flexibility, audiovisual and technological resources may have influenced the superior outcome for the learning factor achieved. New studies are proposed to answer other questions related to costs and return with the investment in training with new methodologies.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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