Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1949
Author(s): Oliveira, Nuno Filipe da Silva Dias Correia de
Advisor: Lopes, Albino
Date: 21-Jul-2010
Title: Gestão da formação no ensino superior: O caso da Escola Superior de Enfermagem de São Francisco das Misericórdias
Reference: OLIVEIRA, Nuno Filipe da Silva Dias Correia de - Gestão da formação no ensino superior: O caso da Escola Superior de Enfermagem de São Francisco das Misericórdias [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1949>.
Abstract: Num mundo globalizado e em constante mutação, os desafios impostos às organizações são cada vez mais uma certeza. Para fazer face a estes desafios, as organizações recaem naquilo que as diferencia e que assegura a sua sobrevivência e competitividade: as pessoas. Todos os dias existem novos problemas com que se deparam as pessoas na sua vida profissional. Apenas a formação de pessoas pode fazer com sejam capazes de superar os desafios encontrados. No entanto, os modelos de formação aparecem frequentemente desajustados das necessidades dos trabalhadores, esquecendo a importância de ensinar a aprender. Com esta investigação, pretende-se olhar de forma crítica para o modelo da gestão da formação em Portugal, nomeadamente ao nível do Ensino Superior. Partindo da opinião de peritos, construiu-se um modelo idealizado de sistema formativo, baseado em cinco categorias predominantes: Centralidade do adulto no sistema cliente; Centralidade do adulto no sistema fornecedor da formação; Energização do sistema formativo; Sustentabilidade; Organização Aprendente. Seguidamente, realizou-se um estudo empírico na Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias, tentando encontrar vestígios da presença do modelo formativo. Através de entrevistas, recolheram-se os contributos de diferentes actores do processo, revelando ou não a presença das categorias, confrontando os objectivos formulados com o resultado da investigação empírica. Verificou-se que o paradigma formativo idealizado se revela bastante presente, em todas as dimensões propostas, sugerindo o sector da enfermagem como emblemático e pioneiro na definição de um processo de aprendizagem completo.
We live in a global world, ever changing, where the challenges that are brought upon organizations are constant. To face these challenges, organizations fall back on what set them apart from each other, securing their competitive status and survival: people. Everyday people face new problems in their professional lives. Only by training these people, can they overcome the problems they face. However, training models seem to be misfit from the worker’s needs, leaving aside what matters most: teaching how to learn. With this research, we intend to critically analyse the training management model, specifically when it comes to Superior Education. Starting from the opinion of experts, we built a training management model, based on five different categories: Adult’s Centrality on the supplier system; Adult’s Centrality on the client system; Energizing of the training model; Training model’s Sustainability; Learning Organization. We followed with an empirical study on “Escola Superior de Enfermagem de S. Francisco das Misericórdias”, trying to find traces of the model under study. Through interviews, we collected the contributes of different players in this process, trying to reveal the presence of the over mentioned categories, confronting the formulated objectives with the result of the empirical investigation. We checked that the paradigm inherent to the specified model reveals itself, on all proposed dimensions, suggesting the nursing sector as emblematic and pioneer when it comes to produce a full learning process.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projecto Mestrado - Nuno Oliveira.pdf269,13 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.