Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19479
Autoria: Santos, Helena dos Anjos
Orientação: Simões, Francisco Alexandre Melo
Data: 3-Dez-2019
Título próprio: Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial
Referência bibliográfica: Santos, H. dos A. (2019). Suporte social para autonomia na adolescência dos melhores amigos: Implicações no comportamento pró-social e antissocial [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19479
Palavras-chave: Apoio social -- Social support
Adolescência -- Adolescence
Professor
Melhores amigos
Comportamento -- Behavior
Teens
Teacher
Best friend
Psicologia do comportamento
Comportamento social
Amizade -- Friendship
Arquipélago dos Açores
Portugal
Resumo: Este estudo tem como objetivo explorar as relações entre o suporte social para a autonomia dos melhores amigos, controlando o suporte para a autonomia providenciado pela figura parental mais envolvida na gestão de questões comportamentais, na opinião dos participantes, e por professores, especificamente, diretores de turma e o desenvolvimento social, nomeadamente em indicadores de comportamento antissocial e de comportamento pró-social. Foi realizado um estudo transversal, quantitativo, com a recolha dos dados por questionário ao correr nas escolas públicas de duas ilhas dos Açores. Participaram no estudo 225 adolescentes com idades entre os 14 e 17 anos. (M = 14.57 anos, DP = .81). Destes, 119 jovens (52.90%) eram do sexo feminino e 106 eram do sexo masculino (47.10%). Os resultados mostram que o suporte da autonomia dos melhores amigos, mas também o suporte para a autonomia dos professores estão associados a maiores níveis de comportamento pró-social. Não foi encontrada qualquer correlação sobre o suporte para autonomia com os comportamentos antissociais. Este resultado poderá ter como explicação a origem rural dos participantes, pois estudos anteriores revelaram que há nos meios rurais, maior hierarquia e controlo social podendo justificar maior restrição para o envolvimento em comportamentos desviantes
This study aims to explore the relationships between social support for the autonomy of best friends, controlling the support for autonomy provided by the parental figure most involved in managing behavioral issues, in the opinion of the participants, and by teachers, specifically principals. class and social development, in particular in indicators of antisocial and pro-social behavior. A cross-sectional quantitative study was carried out, with data collected by questionnaire while running in the public schools of two Azores islands. The study included 225 adolescents aged 14 to 17 years. (M = 14.57 years, SD = .81). Of these, 119 young people (52.90%) were female and 106 were male (47.10%). The results show that support for autonomy of best friends and support for autonomy of teachers are associated with higher levels of prosocial behavior. No correlation was found on support for autonomy with antisocial behaviors. This result may be explaned by the rural origin of the participants, as previous studies have shown that there is a greater hierarchy and social control in rural areas and may justify greater restriction for engaging in deviant behaviors.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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