Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19472
Author(s): Proença, Ana Carolina Sousa Gomes
Advisor: Ferreira, Jorge Manuel Leitão
Date: 13-Dec-2019
Title: Cuidar + programa de formação de cuidadores para situações de demência
Reference: Proença, A. C. S. G. (2019). Cuidar + programa de formação de cuidadores para situações de demência [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19472
Keywords: Demência
Cuidador informal
Formação
Serviço social
Dementia
Informal caregivers
Training needs
Training
Social work
Cuidados de saúde -- Health care
Necessidades de formação
Trabalho de projeto
Portugal
Abstract: O presente trabalho de projeto “Cuidar + Programa de Formação de Cuidadores para situações de Demência” foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Serviço Social no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-UL. O projeto tem como objetivo geral desenvolver boas práticas e conhecimentos necessários a cuidadores com idade igual ou superior 60 anos que prestam cuidado a outros com idade igual ou superior à sua, assim como à restante população, através do desenvolvimento de ações de formação e de sensibilização. A elaboração do projeto tem por base uma metodologia qualitativa, com interpretação de dados estatísticos e a aplicação de questionário, de modo a sistematizarmos o conhecimento sobre o tema e aprofundamento diagnóstico do projeto. Quanto à metodologia do projeto, este terá por base uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa) através da aplicação de um inquérito de satisfação e a realização de focus group com cuidadores com idade igual ou superior a 60 anos. Após a análise do diagnóstico, denotou-se alguns problemas na formação, ou falta desta, dos cuidadores, bem como a falta de informação da população portuguesa, justificando o desenvolvimento do presente projeto, de modo a combater as problemáticas identificadas. Os resultados esperados com a realização deste projeto são melhorar efetivamente a formação de cuidadores em Portugal, promovendo maior eficácia na resposta ao público alvo, tanto no domínio da sensibilização e da informação sobre a Demência.
This project work “Caring + - Caregivers Training Program for Dementia” was developed as part of the master’s degree in Social Work at the Lisbon University Institute- ISCTE-UL. The project’s overall objective is to develop good practices and knowledge necessary for caregivers aged 60 and over who provide care for others aged above and beyond, as well as the rest of the population, by developing training and awareness raising. The elaboration of the project is based on a qualitative methodology, with interpretation of statistical data and the application of a questionnaire, in order to systematize the knowledge about the theme and deepening the project diagnosis. As for the project methodology, this will be based on a mixed methodology (qualitative and quantitative) through the application of a satisfaction survey and focus group with caregivers aged 60 years and over. After analyzing the diagnosis made, there were some problems in the training, or lack thereof, of caregivers, as well as the lack of information of the Portuguese population, justifying the development of this project, in order to combat the problems identified. The expected results of this project are to effectively improve caregiver training in Portugal, promoting greater effectiveness in responding to the target audience, both in the field of awareness and information on dementia.
Degree: Mestrado em Serviço Social
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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