Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19416
Author(s): Morais, Frederico Coelho de Carvalho
Advisor: Marques, Susana Henriques
Date: 18-Nov-2019
Title: Fatores que levam os consumidores a visitarem parques temáticos, dedicados aos animais
Reference: Morais, F. C. de C. (2019). Fatores que levam os consumidores a visitarem parques temáticos, dedicados aos animais [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19416
Keywords: Parques animais
Parques temáticos
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Animal parks
Theme parks
Marketing
Lazer
Animal -- Animal
Abstract: O entretenimento surgiu durante o século XVII e foi também nesta altura que começaram a surgir os primeiros parques temáticos, apareceram por toda a França e um pouco mais tarde por toda a Europa. Os parques animais são também parte destes parques temáticos, uma vez que também apresentam características em comum e foi na altura da Revolução Francesa que começaram a aparecer os primeiros parques animais modernos, estabelecidos na Europa. Hoje, são uma atração e existem por todo o mundo. São uma forma de entretenimento muito usual, e muitas pessoas ficarão surpreendidas com o número de visitas que estes parques recebem anualmente. Estudar conceitos como parque temático, parque animal, assim como a sua evolução foram uma parte crucial para o desenvolvimento deste trabalho. O comportamento do consumidor foi também uma peça chave a ser aplicada numa fase posterior do estudo. Neste sentido, esta dissertação procurou estudar as razões pelas quais as pessoas mais visitam os parques animais, perceber também quais os motivos que fazem com que as pessoas não visitem este tipo de parques. Isto para que estas instituições estejam informadas acerca das perceções do seu publico alvo, para que possam não só corrigir certos aspetos, mas também saber o que de facto deve ser valorizado e mantido. Desta forma a retenção de visitantes seria mais fácil de atingir, assim como conseguir atrair novos visitantes. Para além deste objetivo principal, também é possível entender quais os fatores que mais importam para os visitantes quando falamos da experiência num parque animal.
Entertainment came during the seventeenth century and it was at that time that the first theme parks began to emerge, all over France and a little later throughout Europe. Animal parks are also part of these theme parks as they also have common features and it was at the time of the French Revolution that the first modern animal parks established in Europe began to appear. Today, they are an attraction and exist all over the world. They are a very common form of entertainment, and many people will be surprised at the number of visits these parks receive each year. Studying concepts such as theme park, animal park as well as its evolution were a crucial part for the development for this work. Consumer behavior was also a key piece to be applied at a later stage of the study. In this sense, this dissertation sought to study the reasons why people visit animal parks more, also to understand the reasons why people do not visit this type of parks. This is so that these institutions are informed about the perceptions of their target audience, so that they can not only correct certain aspects, but also know what really should be valued and maintained. This way retaining visitors would be easier to reach as well as attracting new visitors. Apart from this main objective, it is also possible to understand which factors matter most to visitors when we talk about the experience in an animal park.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_frederico_carvalho_morais.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.