Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19366
Author(s): Marques, Miguel Tavares da Costa
Advisor: Matos, Florinda Maria Carreira Neto
Date: 4-Dec-2019
Title: Rentabilidade dos FabLab em Portugal
Reference: Marques, M. T. da C. (2019). Rentabilidade dos FabLab em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19366
Keywords: Gestão da produção
Processos de fabrico
Laboratórios
Inovação
Investimento público
Investimento privado
Rentabilidade
Portugal
Abstract: Nos últimos anos, novas formas de abordagem ao processo de fabrico têm ganho importância. A vontade de maior personalização dos bens e de criação de peças diferenciadas, aliada à urgência de inovar tanto por parte das empresas como dos consumidores deu origem a um novo conceito: O FabLab. A abreviatura FabLab resulta de “Fabrication Laboratory”, sendo o seu objetivo principal o método “do it yourself”. Nesta pesquisa, pretende-se estudar a rentabilidade dos FabLabs a nível nacional, comparando a sua gestão, utilização e relevância consoante a sua base de investimento privada ou pública. A metodologia utilizada consistiu na realização de um inquérito por questionário aos responsáveis dos centros pertencentes à rede de FabLabs, em Portugal. A presente pesquisa permitiu concluir que existem diferenças acentuadas entre estes laboratórios. Nos centros de investimento privado encontram-se empresas com maior estrutura e maior volume de negócios. Em contraste, as empresas que são financiadas, maioritariamente, por investimento público apresentam menor procura, apesar de terem sido as pioneiras deste tipo de laboratórios em Portugal. A causa destas diferenças aponta para o principal objetivo de cada centro. Os FabLab de investimento privado apresentam um maior foco e enquadramento com as organizações que as financiam. Estas empresas privadas são também a origem dos fundos utilizados para criar e manter estes centros. Nos FabLabs baseados em investimento público é percetível a preocupação com a missão de disponibilizar ferramentas à comunidade e desta forma ajudar a educar a população. Demonstram um papel diferente mas de elevada importância para a rede de FabLabs em Portugal. Este estudo, permitiu ainda verificar que, ao nível da rentabilidade, estas organizações não são ainda auto suficientes e muito dificilmente o serão.
New ways of approaching the manufacturing process have gained importance lately. The desire for greater customization of goods and the creation of differentiated pieces, combined with the urgency to innovate by both companies and consumers. This gave rise to a new concept: FabLab. The abbreviation FabLab results from “Fabrication Laboratory”. Its main objective is the "do it yourself" method. This research aims to study the profitability of FabLabs in Portugal, comparing their management, use and relevance taking into consideration whether the investment is private or public. The methodology used was to conduct a questionnaire of FabLabs managers in Portugal. The study concluded that there are big differences between FabLabs, and those that received private investment are companies with larger structure, higher utilization and higher turnover. On the other hand, companies that are mostly financed by public investment have lower demand. This last type first appeared in Portugal. The cause of these differences is the purpose of each center. Private investment FabLabs have a greater focus on organizations that finance them. These private companies are also the source of funds used to set up and maintain these centers. In public investment-based FabLabs, there is a major concern about the mission of providing tools to the community. This helps to educate the population. They demonstrate a different but highly important role for FabLabs in Portugal. This study showed that, in terms of profitability, these organizations are not self-sufficient and very unlikely to be. This requires a change in people's mindsets, a greater involvement between organizations and the promotion of curiosity to encourage the use of these centers to generate innovation and development.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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