Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1934
Author(s): Baptista, Ana Margarida Mesquita Martins dos Santos
Advisor: Mota, António Sarmento Gomes
Date: 20-Jul-2010
Title: Plano de comunicação interna para a Sonae Sierra
Reference: BAPTISTA, Ana Margarida Mesquita Martins dos Santos - Plano de comunicação interna para a Sonae Sierra [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1934>.
Keywords: Empresa
Comunicação Interna
Plano
Colaboradores
Motivação
Company
Internal Communication
Plan
Employees
Motivation
Abstract: O trabalho realizado teve como principal objectivo, a elaboração de um novo Plano de Comunicação para a empresa Sonae Sierra. A revisão da literatura que antecedeu a realização deste plano, demonstrou a importância da comunicação interna como ferramenta essencial para a gestão. A comunicação numa organização deve ser entendida como um meio fundamental para alcançar e facilitar um bom ambiente interno e motivacional dos colaboradores e assim contribuir para o sucesso da empresa. Para a realização do Plano de Comunicação foi feita uma revisão da literatura do tema, uma análise aos meios de comunicação interna utilizados pela empresa e um inquérito por questionário. Este estudo culminou com a elaboração de uma proposta de Plano de Comunicação Interna, adaptado à realidade e às necessidades sentidas pela empresa em estudo. A sua realização teve em conta os valores e visão estratégica da empresa e centra-se no colaborador e na sua vida na Sierra.
The main objective of this work is the development of a new Communication Plan for the company Sonae Sierra. The literature review, provided evidence of the importance of internal communication as an essential tool for management. Communication in an organization must be understood as a key element to achieve and facilitate a good internal environment and a way to motivate employees contributing for the success of the company. In order to elaborate the Communication Plan, I carried out a literature review of the subject, a brief analysis of the internal communication instruments used and performed a survey to a random sample of company’ employees. The outcome of this project is a proposal of an Internal Communications Plan, adapted to the specific characteristics and needs of this company. Its development also took into account the values and strategic vision of the company and it is centred in the employees and their activities in Sierra.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projecto de Mestrado - Margarida Baptista.pdf615,82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.