Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/19312
Author(s): | Santos, António Luís Câmara |
Advisor: | Neves, José Gonçalves das Duarte, Ana Patrícia |
Date: | 5-Dec-2019 |
Title: | Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego |
Reference: | Santos, A. L. C. (2019). Xers vs. Millennials: Um olhar geracional sobre responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional e intenção de candidatura a uma oferta de emprego [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19312 |
Keywords: | Responsabilidade social das empresas Atratividade organizacional Intenção de candidatura a uma oferta de emprego Geração Xers Millennials Potenciais candidatos Corporate social responsibility Organizational attractiveness Intention to apply for a job vacancy Generations Prospective applicants Gestão de recursos humanos Recrutamento Apresentação de candidatura -- Application submission |
Abstract: | Perante um mercado de trabalho global, competitivo e dinâmico, compreender os potenciais
candidatos Xers e Millennials pode constituir uma alavanca para o sucesso do recrutamento.
Incrementar as intenções de candidatura requer uma atratividade organizacional sólida que, em
parte, emerge dos modelos de gestão socialmente responsáveis ao nível do desempenho
económico, social e ambiental. Contudo, acredita-se que a relação entre a responsabilidade
social das organizações e a atratividade seja moderada pelas diferenças geracionais entre as
coortes X e Millennium. O modelo de investigação desta dissertação assentou num design
experimental aplicado a potenciais candidatos das Gerações X (n=120) e Millennium (n=132).
Os participantes foram aleatoriamente distribuídos por duas condições (baixo vs. alto) de
envolvimento de uma empresa fictícia em matéria de responsabilidade social. A análise
estatística denotou efeitos significativos que permitiram atestar que o envolvimento percebido
em práticas socialmente “conscientes” está positivamente associado à intenção de candidatura
dos potenciais candidatos, sendo esse efeito mediado pela atratividade organizacional. Quanto
ao papel moderador da geração, verificou-se que a mesma condiciona efetivamente a relação
entre a responsabilidade social e a atratividade organizacional. Concluiu-se que a performance
social pode constituir uma fonte de vantagem competitiva não somente na “guerra por talentos”,
mas também na “guerra pela sustentabilidade”. Esta pesquisa procura, assim, acrescentar valor
à comunidade académica e organizacional, reforçando o impacto da responsabilidade social das
organizações na formulação de crenças e intenções comportamentais dos potenciais candidatos
que representam uma importante parcela da força laboral atual e futura.
Palavras-chave: Responsabilidade social das organizações, atratividade organizacional,
intenção de candidatura a uma oferta de emprego, gerações, Xers, Millennials, potenciais
candidatos In a global, competitive and dynamic job market, understating prospective applicants Xers and Millennials can be a lever for recruitment success. Building intention to apply for a job vacancy requires a strong organizational attractiveness, witch in turn, emerge from management models focused in corporate social responsibility that contribute to sustainable development in three different dimensions, social, economic and environmental. The role of generations is also important to the survival of organizations in the markets. The proposed model was based on an experimental design applied to prospective applicants of Generations X (n=120) and Millennium (n=132). Participants were randomly assigned to one of the two conditions (low vs. high) of engagement in corporate social responsibility of a fictitious company. Our main results denoted significant effects that allowed us to conclude that perceived engagement in socially “conscious” practices is positively associated with intent of prospective applicants to apply to a job vacancy, this effect being mediated through organizational attractiveness. As for the moderating role of the generation, it was found that it effectively conditions the relationship between corporate social responsibility and organizational attractiveness. We found that social performance can be a source of competitive advantage not only in the “war for talent” but also in the “war for sustainability”. This study thus seeks to add value to the academic and organizational community, reinforcing that corporate social responsibility perceived impacts individuals’ beliefs and intentions who, to date, represents a significant portion of the current and future labor force. |
Degree: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_antonio_camara_santos.pdf | 618,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.