Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19269
acessibilidade
Title: Tornar-se músico de orquestra: a prática de orquestra em contexto académico: o caso da Orquestra de Reportório da ESML
Authors: Andrade, José Manuel Cunha
Orientador: Medeiros, António Fernando Gomes
Keywords: Orquestra
Músico de orquestra
Prática de orquestra
Orquestra Gulbenkian
Orquestra de Repertório
ESML
Audições
Ensaios
Concertos
Orchestra
Orchestra musician
Orchestra practice
Gulbenkian Orchestra
Repertoire orchestra
Auditions
Rehearsals
Concerts
Issue Date: 4-Dec-2019
Citation: ANDRADE, José Manuel Cunha - Tornar-se músico de orquestra: a prática de orquestra em contexto académico: o caso da Orquestra de Reportório da ESML [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19269>.
Abstract: A prática de orquestra é uma parte fundamental do currículo das escolas de música de nível universitário e um dos seus propósitos mais importantes é o contacto dos alunos com o reportório orquestral. Esta investigação pretende esclarecer de que modo essa prática vai para além das questões meramente performativas e contribui para o despertar dos alunos da ESML como músicos de orquestra, através da sua familiarização com o funcionamento, as tradições e as normas éticas da profissão. A pesquisa baseou-se nas atividades da Orquestra de Reportório da ESML durante o Festival de Cordas em 2019, em contraponto com a realidade dum agrupamento de referência, a Orquestra Gulbenkian, que foi usada como modelo para a construção duma visão panorâmica da vida e da rotina de trabalho das orquestras modernas.
Orchestra practice is a fundamental part of the music schools’ curriculum at a university level, and one of its most important objectives is the students’ contact with the orchestral repertoire. This investigation intends to clarify the way that practice goes beyond mere performative issues and contributes to the awakening of ESML’s students as orchestra musicians, through their familiarization with the functioning, traditions and ethical norms of the profession. The research was based on the activities of the Repertoire Orchestra during ESML’s String Festival in 2019, in counterpoint with the reality of a reference ensemble, the Gulbenkian Orchestra, which was used as a model for the construction of panoramic vision of the life and work routine of modern orchestras.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19269
Thesis identifier: 202333159
Designation: Mestrado em Antropologia
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
master_jose_cunha_andrade.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.