Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19269
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, António Fernando Gomes-
dc.contributor.authorAndrade, José Manuel Cunha-
dc.date.accessioned2020-01-06T16:58:54Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationAndrade, J. M. C. (2019). Tornar-se músico de orquestra: A prática de orquestra em contexto académico: o caso da Orquestra de Reportório da ESML [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19269pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19269-
dc.description.abstractA prática de orquestra é uma parte fundamental do currículo das escolas de música de nível universitário e um dos seus propósitos mais importantes é o contacto dos alunos com o reportório orquestral. Esta investigação pretende esclarecer de que modo essa prática vai para além das questões meramente performativas e contribui para o despertar dos alunos da ESML como músicos de orquestra, através da sua familiarização com o funcionamento, as tradições e as normas éticas da profissão. A pesquisa baseou-se nas atividades da Orquestra de Reportório da ESML durante o Festival de Cordas em 2019, em contraponto com a realidade dum agrupamento de referência, a Orquestra Gulbenkian, que foi usada como modelo para a construção duma visão panorâmica da vida e da rotina de trabalho das orquestras modernas.por
dc.description.abstractOrchestra practice is a fundamental part of the music schools’ curriculum at a university level, and one of its most important objectives is the students’ contact with the orchestral repertoire. This investigation intends to clarify the way that practice goes beyond mere performative issues and contributes to the awakening of ESML’s students as orchestra musicians, through their familiarization with the functioning, traditions and ethical norms of the profession. The research was based on the activities of the Repertoire Orchestra during ESML’s String Festival in 2019, in counterpoint with the reality of a reference ensemble, the Gulbenkian Orchestra, which was used as a model for the construction of panoramic vision of the life and work routine of modern orchestras.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectOrquestrapor
dc.subjectMúsico de orquestrapor
dc.subjectPrática de orquestrapor
dc.subjectOrquestra Gulbenkianpor
dc.subjectOrquestra de Repertóriopor
dc.subjectESMLpor
dc.subjectAudiçõespor
dc.subjectEnsaiospor
dc.subjectConcertospor
dc.subjectOrchestrapor
dc.subjectOrchestra musicianpor
dc.subjectOrchestra practicepor
dc.subjectGulbenkian Orchestrapor
dc.subjectRepertoire orchestrapor
dc.subjectAuditionspor
dc.subjectRehearsalspor
dc.subjectConcertspor
dc.titleTornar-se músico de orquestra: A prática de orquestra em contexto académico: o caso da Orquestra de Reportório da ESMLpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202333159por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Antropologiapor
dc.date.embargo2020-12-04-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jose_cunha_andrade.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.