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http://hdl.handle.net/10071/19238
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Title: O Twitter como elemento estratégico da comunicação dos partidos políticos portugueses
Authors: Spencer, Diogo Bogas
Orientador: Santos, Susana
Keywords: Comunicação política
Estratégias de comunicação
Rede social
Twitter
Partidos políticos
Discussão do orçamento do Estado 2017
Autárquicas 2017
Sociologia da comunicação
Ideologia política
Portugal
Political communication
Communication strategy
Social media
Portuguese political parties
2017 State's budget discussion
2017 Regional elections
Issue Date: 12-Nov-2019
Citation: SPENCER, Diogo Bogas - O Twitter como elemento estratégico da comunicação dos partidos políticos portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19238>.
Abstract: A incorporação das redes sociais online na política tem desafiado as estruturas de comunicação política tradicionais. Para além do seu alcance global, estas plataformas oferecem novas oportunidades comunicacionais, assentes em lógicas e práticas de comunicação próprias, que merecem ser estudadas do ponto de vista empírico. Esta dissertação analisa a presença dos partidos políticos portugueses no Twitter, tendo em conta a sua performance online, as suas estratégias de comunicação e as suas características ideológicas e organizacionais. Os resultados observados indicam uma utilização constante, mas pouco eficiente desta rede social online, com um engagement relativamente baixo. No que toca à forma como os partidos políticos portugueses comunicaram no Twitter, verificou-se uma concordância parcial entre as suas estratégias de comunicação e as suas características ideológicas e organizacionais.
The incorporation of social media into politics has challenged traditional political communication structures. Besides their global reach, these platforms offer new communication opportunities to political actors, with their own logic of usage and communication practices, that deserve to be studied from an empirical point of view. This dissertation analyzes the presence of Portuguese political parties on Twitter, considering their online performance, their communication strategies and their ideological and organizational characteristics. The results indicate a constant but inefficient use of this social network, with a relatively low online engagement. Regarding the way Portuguese political parties communicated on Twitter, there was a partial congruence between their communication strategies and their ideological and organizational characteristics.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/19238
Thesis identifier: 202303110
Designation: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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