Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19238
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Susana-
dc.contributor.authorSpencer, Diogo Bogas-
dc.date.accessioned2019-12-20T12:58:04Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationSpencer, D. B. (2019). O Twitter como elemento estratégico da comunicação dos partidos políticos Portugueses [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19238pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19238-
dc.description.abstractA incorporação das redes sociais online na política tem desafiado as estruturas de comunicação política tradicionais. Para além do seu alcance global, estas plataformas oferecem novas oportunidades comunicacionais, assentes em lógicas e práticas de comunicação próprias, que merecem ser estudadas do ponto de vista empírico. Esta dissertação analisa a presença dos partidos políticos portugueses no Twitter, tendo em conta a sua performance online, as suas estratégias de comunicação e as suas características ideológicas e organizacionais. Os resultados observados indicam uma utilização constante, mas pouco eficiente desta rede social online, com um engagement relativamente baixo. No que toca à forma como os partidos políticos portugueses comunicaram no Twitter, verificou-se uma concordância parcial entre as suas estratégias de comunicação e as suas características ideológicas e organizacionais.por
dc.description.abstractThe incorporation of social media into politics has challenged traditional political communication structures. Besides their global reach, these platforms offer new communication opportunities to political actors, with their own logic of usage and communication practices, that deserve to be studied from an empirical point of view. This dissertation analyzes the presence of Portuguese political parties on Twitter, considering their online performance, their communication strategies and their ideological and organizational characteristics. The results indicate a constant but inefficient use of this social network, with a relatively low online engagement. Regarding the way Portuguese political parties communicated on Twitter, there was a partial congruence between their communication strategies and their ideological and organizational characteristics.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectComunicação políticapor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectPartidos políticospor
dc.subjectDiscussão do orçamento do Estado 2017por
dc.subjectAutárquicas 2017por
dc.subjectSociologia da comunicaçãopor
dc.subjectIdeologia políticapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectPolitical communicationpor
dc.subjectCommunication strategypor
dc.subjectSocial mediapor
dc.subjectPortuguese political partiespor
dc.subject2017 State's budget discussionpor
dc.subject2017 Regional electionspor
dc.titleO Twitter como elemento estratégico da comunicação dos partidos políticos Portuguesespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202303110por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2020-11-11-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_diogo_bogas_spencer.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.