Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19100
Author(s): Santos, Rute Isabel da Costa Ferreira dos
Advisor: Madureira, César Nuno Grima
Date: 21-Nov-2019
Title: A satisfação e a motivação dos trabalhadores em funções públicas como fator preponderante na qualidade dos serviços públicos
Reference: Santos, R. I. da C. F. dos (2019). A satisfação e a motivação dos trabalhadores em funções públicas como fator preponderante na qualidade dos serviços públicos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19100
Keywords: Motivação
Satisfação
Desempenho
Administração pública
Motivation
Satisfaction
Performance
Public administration
Abstract: Ao longo dos anos, o tema da motivação e a preocupação com a dimensão humana tem vindo a ocupar um papel importante na gestão de pessoas, fazendo sentido estudá-lo também no âmbito da Administração Pública. O dirigente público deve levar em consideração a gestão da motivação, dado que uma gestão eficaz da motivação das pessoas induzirá, com maior probabilidade, a níveis adequados de satisfação e produtividade. O Setor Público, pela sua especificidade, apresenta maiores desafios no que toca à motivação dos seus recursos humanos. Devido à implementação de reformas que levaram à degradação do emprego público e das condições de trabalho, encontramos hoje uma função pública envelhecida, com reduzido poder de compra e certamente desmotivada. Cabe, assim, aos dirigentes públicos encontrarem os meios necessários para elevar os níveis motivacionais destes trabalhadores para que estes sintam a satisfação de oferecer um serviço público de qualidade.
Over the years the theme of motivation and concern with the human dimension has been playing an important role in people management, making it paramount to study it also within the Public Administration. The public officer should consider motivation management, as the effective management of people's motivation is more likely to lead to adequate levels of satisfaction and productivity. The Public Sector presents greater challenges regarding the motivation of its human resources. Due to recent implementation of reforms that led to the degradation of public employment and working conditions, we now find an aging civil service, with low purchasing power and certainly unmotivated. Thus it is up to public officials to find the necessary means to raise the motivational levels of these workers so that they feel satisfied in offering a public service of quality.
Degree: Mestrado em Administração Pública
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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