Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19085
Author(s): Mendes, Telma Talina José
Advisor: Vieira, Jorge Samuel Pinto
Date: 25-Nov-2019
Title: A música online: o uso de plataformas streaming e a sua influência na descoberta e no gosto
Reference: Mendes, T. T. J. (2019). A música online: o uso de plataformas streaming e a sua influência na descoberta e no gosto [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19085
Keywords: Música
Streaming
Descoberta musical
Gosto
Music
Musical discovery
Taste
Abstract: Com a difusão da internet e a evolução dos meios tecnológicos digitais e seus usos, verificou-se uma transição da indústria musical do meio físico para o meio digital que veio trazer inúmeras mudanças na forma como se consome, produz e partilha música. Um dos mais populares formatos de audição e partilha musical atualmente, as plataformas de streaming musical, vão atingindo, de ano para ano, novos recordes de utilização. Com a sua utilização, surgem novos paradigmas e novas questões que valem ser a pena ser estudadas. Nesta dissertação, tentou-se perceber de que maneira este tipo de plataformas pode ter influência em duas dimensões pouco estudadas: a descoberta musical e o gosto. Como tal, foram entrevistados 10 jovens lisboetas utilizadores de plataformas de streaming musical. Os resultados mostraram uma população que prefere a funcionalidade que os serviços de streaming oferecem, que para além de permitirem o acesso a um acervo alargado, são utilizáveis em vários tipos de aparelhos tecnológicos que os acompanham no seu dia-a-dia. Para além disso, com a utilização da internet, a descoberta (e a redescoberta) são facilitadas em grande medida, mas não são capazes de substituir a recomendação humana. Quanto ao gosto, não se verificou na amostra de participantes, um peso estruturante das plataformas na formação ou reestruturação do gosto. Apesar do acervo disponível aumentar consideravelmente em relação ao consumo tradicional analógico, se não existir um interesse intrínseco para procurar e receber novo conteúdo musical fora da zona de conforto, não se verifica grande influência reportada.
Following the diffusion of the internet and the evolution of technological media, there has been a transition from the music industry from the physical to the digital media that has brought numerous changes in the way music is consumed, produced and shared. Music streaming platforms, one of the most popular ways to listen and share music today, reach new usage records from year to year. With its use, new paradigms and new issues that are worth studying are emerging. In this dissertation, we tried to understand how these platforms can influence two dimensions: musical discovery and taste. As such, 10 young Lisbon users of music streaming platforms were interviewed. The results showed a population that prefers the simplicity that streaming services offer, which besides having a large online collection, are usable in various types of technological devices that accompany them in their daily lives. In addition, with the use of the internet, discovery (and rediscovery) is greatly facilitated, but doesn’t seem able to replace human recommendation. As for taste, there is no structuring weight of platforms in the formation or restructuring of taste. Although the available online music collection increases, if there is no intrinsic interest to search for and receive new musical content outside their own comfort zone, there is no palpable influence whatsoever.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_telma_jose_mendes.pdf767,16 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.