Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19068
Autoria: Leschig, Henry Karl Bruno
Orientação: Ramalho, Nelson Campos
Data: 21-Out-2019
Título próprio: Predictors of positive e-leadership
Referência bibliográfica: Leschig, H. K. B. (2019). Predictors of positive e-leadership [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19068
Palavras-chave: E-leadership
Leadership
Transformational leadership
Trust
Job satisfaction
Digitalization
Human resources
PLS-SEM
E-liderança
Liderança
Liderança transformacional
Confiança
Comunicação -- Communication
Satisfação no trabalho
Digitalização
Recursos humanos
Comunidade virtual -- Virtual community
Desempenho organizacional -- Organizational performance
Trabalho de projeto
Resumo: The ever-growing digitalization is affecting many parts of businesses. This is also the case for leadership. With the establishment of virtual teams, research is moving into e-leadership, leadership in a virtual environment. This study aims to show the different impacts e-leadership has, in a virtual environment on employee trust, communication quality and job outcomes (job satisfaction/ job performance). The full model includes two variables, derived from transformational leadership (individual consideration and intellectual stimulation), trust, communication quality, job satisfaction, and job performance, as well as remoteness as a moderator. PLS-SEM analysis with a sample of 50 virtual team members showed that the model has two active mediations linking individual consideration to perceived job performance and that remoteness did not moderate it. Most path though were not significant, which was not expected. Findings suggest that most of the functions already established to be working in a traditional leadership approach, translate into a virtual team environment.
A crescente digitalização está a afetar muitas partes das empresas, o que é extensivo à liderança. Com o estabelecimento das equipas virtuais, a investigação está a colocar o foco na e-liderança, ou seja, a liderança em ambientes virtuais. Esta pesquisa procura testar os diferentes impactos que a e-liderança surte num ambiente virtual sobre a confiança dos colaboradores, a qualidade da comunicação e os resultados do trabalho (satisfação e desempenho). O modelo integrado constitui uma mediação sequencial de 3 caminhos entre duas variáveis derivadas da liderança transformacional (consideração individual e estimulação intelectual) e os resultados do trabalho (satisfação e desempenho percebido) por via da confiança e da qualidade da comunicação, considerando ainda o grau de virtualização enquanto moderadora. Uma análise PLS-SEM de 50 inquéritos válidos de membros de equipas virtuais mostrou que o modelo tem duas mediações a operar ligando a consideração individual ao desempenho percebido e que o grau de virtualização não opera como moderadora. Contudo a maioria das associações não é estatisticamente significativa, ao contrário do esperado. Os resultados sugerem que a maioria das funções que se sabe operarem na situação de liderança tradicional, podem ser extrapoladas para um ambiente de equipa virtual.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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