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http://hdl.handle.net/10071/19068
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dc.contributor.advisorRamalho, Nelson Campos-
dc.contributor.authorLeschig, Henry Karl Bruno-
dc.date.accessioned2019-12-11T11:24:05Z-
dc.date.available2019-12-11T11:24:05Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.date.submitted2019-07-
dc.identifier.citationLESCHIG, Henry Karl Bruno - Predictors of positive e-leadership [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19068>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19068-
dc.description.abstractThe ever-growing digitalization is affecting many parts of businesses. This is also the case for leadership. With the establishment of virtual teams, research is moving into e-leadership, leadership in a virtual environment. This study aims to show the different impacts e-leadership has, in a virtual environment on employee trust, communication quality and job outcomes (job satisfaction/ job performance). The full model includes two variables, derived from transformational leadership (individual consideration and intellectual stimulation), trust, communication quality, job satisfaction, and job performance, as well as remoteness as a moderator. PLS-SEM analysis with a sample of 50 virtual team members showed that the model has two active mediations linking individual consideration to perceived job performance and that remoteness did not moderate it. Most path though were not significant, which was not expected. Findings suggest that most of the functions already established to be working in a traditional leadership approach, translate into a virtual team environment.por
dc.description.abstractA crescente digitalização está a afetar muitas partes das empresas, o que é extensivo à liderança. Com o estabelecimento das equipas virtuais, a investigação está a colocar o foco na e-liderança, ou seja, a liderança em ambientes virtuais. Esta pesquisa procura testar os diferentes impactos que a e-liderança surte num ambiente virtual sobre a confiança dos colaboradores, a qualidade da comunicação e os resultados do trabalho (satisfação e desempenho). O modelo integrado constitui uma mediação sequencial de 3 caminhos entre duas variáveis derivadas da liderança transformacional (consideração individual e estimulação intelectual) e os resultados do trabalho (satisfação e desempenho percebido) por via da confiança e da qualidade da comunicação, considerando ainda o grau de virtualização enquanto moderadora. Uma análise PLS-SEM de 50 inquéritos válidos de membros de equipas virtuais mostrou que o modelo tem duas mediações a operar ligando a consideração individual ao desempenho percebido e que o grau de virtualização não opera como moderadora. Contudo a maioria das associações não é estatisticamente significativa, ao contrário do esperado. Os resultados sugerem que a maioria das funções que se sabe operarem na situação de liderança tradicional, podem ser extrapoladas para um ambiente de equipa virtual.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectE-leadershippor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectTransformational leadershippor
dc.subjectTrustpor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectJob satisfactionpor
dc.subjectDigitalizationpor
dc.subjectHuman resourcespor
dc.subjectPLS-SEMpor
dc.subjectE-liderançapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectLiderança transformacionalpor
dc.subjectConfiançapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectDigitalizaçãopor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectPLS-SEMpor
dc.subjectComunidade virtualpor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectTrabalho de projetopor
dc.titlePredictors of positive e-leadershippor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202294447por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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