Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19029
Author(s): Garcez, Patrícia Lapa
Advisor: Duarte, Alzira
Date: 14-Nov-2019
Title: Restruturação do programa de acolhimento e integração de uma empresa do setor energético
Reference: Garcez, P. L. (2019). Restruturação do programa de acolhimento e integração de uma empresa do setor energético [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19029
Keywords: Gestão de recursos humanos
Acolhimento
Integração
Socialização
Human resources management
Reception
Integration
Socialization
Abstract: Com o objetivo de garantir a melhoria das práticas de Acolhimento e Integração (Onboarding) dos novos colaboradores, foi realizada a proposta de um novo programa. O processo de Acolhimento e Integração é fundamental uma vez que garante a clarificação dos papéis organizacionais e a gestão das expetativas dos novos colaboradores, tornando-os membros organizacionais efetivos. Após a análise e recolha de dados, foi possível concluir que esta necessidade adveio de uma restruturação interna e de algumas falhas existentes no programa atual. Algumas iniciativas desenvolvidas não são implementadas e a sua maioria necessita de um ajustamento, uma vez que não estão de acordo com a realidade organizacional atual. No sentido de aumentar o acompanhamento dos novos elementos, o novo programa assenta em 3 etapas. Uma primeira, que diz respeito aos dias anteriores ao dia de entrada do novo elemento na empresa; a segunda etapa relaciona-se com o primeiro dia de trabalho do novo colaborador e o que deve ser feito para o receber da melhor maneira; e a terceira etapa abrange os meses seguintes á sua entrada na organização e visa garantir a sua integração, capacitando-o para exercer eficazmente a sua função. A recolha dos dados de diagnóstico foi realizada através de uma entrevista ao responsável pela implementação do programa e no sentido de avaliar o grau de satisfação dos colaboradores, foram realizados dois questionários: um desenvolvido na fase de diagnóstico para recolher o seu feedback sobre o programa atual. E um segundo para ser aplicado após a implementação do novo programa.
To ensure the improvement of the Onboarding practices of new employees, a new program was proposed. The Reception and Integration process is crucial, as it ensures the clarification of the organizational roles and the management of new employees’ expectations, making them effective organizational members. After analyzing and collecting data, it was concluded that this need arose from internal restructuring and some flaws in the current program. Many of the defined steps are not in use because they do not fit the new structure and the majority of them need adjustments since they do not meet the current reality. To increase the guidance of new elements, the new program is based on 3 steps. The first step concerns the days before the entry day of the new element in the company; the second is related to the new employee's first day of work and what must be done to welcome the employee in the best way. And the third step covers the months following the employee entering the organization and aims to ensure the employees' integration, making the employee an effective member of the organization. The acquiring of all necessary diagnostic data was achieved via an interview with the person responsible for implementing the program. And to assess the degree of employee satisfaction, two questionnaires were conducted: one developed in the diagnostic stage to collect their feedback on the current program. And a second to be applied after the implementation of the new program.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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