Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18967
Autoria: Matheis, Tamara Heiderose
Orientação: Ramalho, Nelson Campos
Data: 1-Out-2019
Título próprio: The influence of employer branding on a firm's financial performance
Referência bibliográfica: Matheis, T. H. (2019). The influence of employer branding on a firm's financial performance [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18967
Palavras-chave: Employer branding
Financial performance
CAPM Capital Asset Pricing Model
Gestão de empresas
Sucesso empresarial
Capital humano -- Human capital
Planeamento financeiro
Resumo: Within this work, the relationship of employer branding and financial performance is assessed, using the biggest U.S. companies, listed in the S&P 100 index, as data base. The purpose of this research is to provide statistical proof to the theoretical concepts stating the importance of employer branding. First an independent variable representing a company´s employer branding success is constructed by creating a mix score out of two measures of employer branding success: Best employer rankings and social media attention. Next, two dependent variables, both indicating a firm´s financial performance are built. Whereby one measure of financial performance is based on the market risk of the company, evaluated by the Capital Asset Pricing Model and one is based on the industry averages. Two linear regressions are run in order to investigate the variables´ correlation. The findings of both regressions clearly demonstrate a significant positive association between the employer branding success of a company and its financial performance on the market. The explanatory power of the models is relatively weak, which comes with no surprise as financial performance is influenced by a whole universe of factors. However, this paper concludes that even if the portion of variance that can be explained by the models is relatively small, the models still have big implications as small changes in the returns translate into millions and millions worth of capitalization. In the end, the main goal of this work, to present statistical proof that employer branding positively influences the financial performance, is achieved.
Este trabalho estuda a relação entre a marca de empregador e o desempenho financeiro utilizando a base de dados S&P 100 index que lista as maiores empresas nos EUA. O objetivo é o de facultar evidência estatística dos conceitos teóricos que sustentam a importância da marca de empregador. Em primeiro, mediu-se uma variável independente que representa o sucesso da marca de empregador e que consiste num score compósito de duas medidas de sucesso: os rankings de melhor empregador e a atenção dos media sociais. De seguida, foram calculadas duas variáveis dependentes para medir o desempenho financeiro. Uma tem por base o risco de mercado da organização, avaliada pelo CAPM e a outra tem por base as médias sectoriais. Foram realizadas duas regressões lineares para identificar a associação entre as variáveis. Os resultados das regressões mostram uma associação positiva significativa entre a marca de empregador e o desempenho financeiro no mercado. O poder do modelo é relativamente fraco, o que não é surpreendente considerando a panóplia de fatores em jogo. Contudo, este trabalho conclui que apesar da baixa variância explicada o modelo tem implicações substanciais dado que pequenas mudanças nos resultados se traduzem em milhões de valor capitalizado. No final o principal objetivo deste estudo, testar estatisticamente que o marca de empregador tem valor financeiro, foi atingido.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_tamara_heiderose_matheis.pdf687,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.