Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/18958
acessibilidade
Title: O perfil do diretor e os resultados da escola: um estudo em Bayeux-PB
Authors: Freire, Alcemir de Oliveira
Orientador: Almeida, Filomena
Keywords: Diretor escolar
Gestão Escolar
Gestão Democrática
Prova Brasil
Escola
Organização Escolar
School principal
School management
Democratic management
Brazil education test
School
School organization
Política de educação
Formação profissional
Liderança
Escola pública
Brasil
Issue Date: 31-Oct-2019
Citation: FREIRE, Alcemir de Oliveira - O perfil do diretor e os resultados da escola: um estudo em Bayeux-PB [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/18958>.
Abstract: A figura do diretor escolar tem assumido cada vez maior importância na conceção e execução das políticas educativas, nomeadamente no Brasil e após a LDB (1996) e reforçado pelo Plano Nacional de Educação -PNE- uma das metas para o sucesso e a qualidade da escola publica brasileira é oferecer e constituir no sistema de educação elementos para a chamada gestão democrática de acordo com o Art.º. 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN. Este trabalho tenta compreender as relações e influências do perfil do diretor analisando principalmente dois aspetos de sua função na escola: a formação e as características de liderança inerentes ao cargo de gestor; analisando a carreira de gestor no município de Bayeux-PB. Realizamos uma análise dos resultados do IDEB- Índice de Desempenho da Educação Básica – que é resultado de vários elementos de avaliação aplicados na rede educativa nacional, sendo um dos mais importantes fornecedores de dados para política educativa. Aplicamos questionários online com diretores que estiveram na função nos últimos anos e analisamos os resultados do IDEB em 2015 e 2017, as competências avaliadas neste índice nos permitem compreender como o diretor influencia nos resultados. As unidades escolares participaram das avaliações da Prova Brasil, seja no 5º ou 9º ano do ensino fundamental e com base nos resultados e dados do IDEB de cada escola, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, que realiza esta avaliação, e nas respostas dos diretores escolares do município de Bayeux.
A school principal figure becomes increasingly important in the execution and execution of educational policies, except in Brazil and after LDB (1996) and reformed by the National Education Plan (BRASIL, 2004) one of the goals for school success and quality. Brazilian public service is to offer and constitute no education system for the so-called democratic management in accordance with art. 14 of the LDBEN National Education Guidelines and Bases Law. This paper tries to understand how relations and influences of the principal's profile by analyzing mainly two aspects of his / her role in the school: the formation and leadership characteristics inherent to the manager's workload; analyzing a managerial career in the municipality of Bayeux-PB. We performed an analysis of the results of the IDEB - Basic Education Performance Index - which is the result of several evaluation elements selected in the national educational network, being one of the most important data providers for educational policy. Online questionnaires are applied to directors who have been in office in recent years and analyze IDEB results in 2015 and 2017, as well as the competencies assessed in this index in which they can understand how the director influences the results. As school units reproduced from the Prova Brasil tests, either in the 5th or 9th grade of elementary school and based on the results and data from the IDEB of each school, available on the website of the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira- INEP, which conducts evaluation, and the responses of the school principals of the municipality of Bayeux.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/18958
Thesis identifier: 202295273
Designation: Mestrado em Administração Escolar
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Alcemir_Oliveira_Freire.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.