Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18958
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Filomena-
dc.contributor.authorFreire, Alcemir de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-12-05T15:15:13Z-
dc.date.available2019-12-05T15:15:13Z-
dc.date.issued2019-10-31-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationFreire, A. de O. (2019). O perfil do diretor e os resultados da escola: um estudo em Bayeux-PB [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/1007118958pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18958-
dc.description.abstractA figura do diretor escolar tem assumido cada vez maior importância na conceção e execução das políticas educativas, nomeadamente no Brasil e após a LDB (1996) e reforçado pelo Plano Nacional de Educação -PNE- uma das metas para o sucesso e a qualidade da escola publica brasileira é oferecer e constituir no sistema de educação elementos para a chamada gestão democrática de acordo com o Art.º. 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN. Este trabalho tenta compreender as relações e influências do perfil do diretor analisando principalmente dois aspetos de sua função na escola: a formação e as características de liderança inerentes ao cargo de gestor; analisando a carreira de gestor no município de Bayeux-PB. Realizamos uma análise dos resultados do IDEB- Índice de Desempenho da Educação Básica – que é resultado de vários elementos de avaliação aplicados na rede educativa nacional, sendo um dos mais importantes fornecedores de dados para política educativa. Aplicamos questionários online com diretores que estiveram na função nos últimos anos e analisamos os resultados do IDEB em 2015 e 2017, as competências avaliadas neste índice nos permitem compreender como o diretor influencia nos resultados. As unidades escolares participaram das avaliações da Prova Brasil, seja no 5º ou 9º ano do ensino fundamental e com base nos resultados e dados do IDEB de cada escola, disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, que realiza esta avaliação, e nas respostas dos diretores escolares do município de Bayeux.por
dc.description.abstractA school principal figure becomes increasingly important in the execution and execution of educational policies, except in Brazil and after LDB (1996) and reformed by the National Education Plan (BRASIL, 2004) one of the goals for school success and quality. Brazilian public service is to offer and constitute no education system for the so-called democratic management in accordance with art. 14 of the LDBEN National Education Guidelines and Bases Law. This paper tries to understand how relations and influences of the principal's profile by analyzing mainly two aspects of his / her role in the school: the formation and leadership characteristics inherent to the manager's workload; analyzing a managerial career in the municipality of Bayeux-PB. We performed an analysis of the results of the IDEB - Basic Education Performance Index - which is the result of several evaluation elements selected in the national educational network, being one of the most important data providers for educational policy. Online questionnaires are applied to directors who have been in office in recent years and analyze IDEB results in 2015 and 2017, as well as the competencies assessed in this index in which they can understand how the director influences the results. As school units reproduced from the Prova Brasil tests, either in the 5th or 9th grade of elementary school and based on the results and data from the IDEB of each school, available on the website of the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira- INEP, which conducts evaluation, and the responses of the school principals of the municipality of Bayeux.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDiretor escolarpor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectProva Brasilpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectOrganização Escolarpor
dc.subjectSchool principalpor
dc.subjectSchool managementpor
dc.subjectDemocratic managementpor
dc.subjectBrazil education testpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectSchool organizationpor
dc.subjectPolítica de educação-
dc.subjectFormação profissional-
dc.subjectLiderança-
dc.subjectEscola pública-
dc.subjectBrasil-
dc.titleO perfil do diretor e os resultados da escola: um estudo em Bayeux-PBpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202295273por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_alcemir_oliveira_freire.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.