Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18948
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro-
dc.contributor.authorMarques, Pedro Mendes-
dc.date.accessioned2019-12-05T13:20:17Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationMarques, P. M. (2019). The impact of electric vehicles on the transportion setor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18948pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/18948-
dc.description.abstractDue to the continuous useage of fossil fuels we are almost reaching a point of no return with catastrophic consequences in terms of climate change. With this issue in mind some companies, specifically in the automotive industry, have decided to go green with several BEV fleets which are changing and forcing cities to adapt to these changes and to the new APV options appearing with the purpose of enhencing and facilitate the mobility inside the cities. In this sense, the present investigation aims to estimate the impact and changes in the portuguese transportation sector, as well to assess the customer perception and identify the decision-making factors of an electric vehicle. An online questionnaire was used as a mean to collect the higher and broader number of respondents and its analysis was performed based on a qualitative analysis, hypothesis testing and correlations. The results predict a growth of the APV in Europe and in Portugal along with average age of the Portuguese automotive car parc. It also expected a growth of the charging points infrastructure and the mobility options within the city. A BEV buyer usually considers itself as an ambitious person, seeking for new information about technology, sociable and always looking for ways to improve their life’s and considers the running costs of an EV to be lower than a conventional car. Moreover, the Price and Autonomy are the two most valued factors in an EV and the Brand and Technology the least.por
dc.description.abstractDevido ao uso continuado dos combustíveis fósseis, nós estamos a chegar a um ponto de não retorno com consequências devastadoras em termos de alterações climáticas. Com esta questão em mente, algumas empresas, especificamente da indústria automóvel, decidiram ser mais sustentáveis com o desenvolvimento de vários BEV nas suas frotas que estão a mudar e forçar as cidades a adaptarem-se a estas novas mudanças e ainda, às novas opções de APV que estão a aparecer com o objetivo de melhorar e facilitar a mobilidade dentro das cidades. Deste modo, a presente investigação serve para estimar o impacto e as mudanças no setor dos transportes em Portugal, bem como entender a perceção do comprador e identificar os fatores decisão num automóvel elétrico. Um questionário online foi efetuado de maneira a conseguir recolher o maior e mais variado número de inquiridos e a sua análise foi feita com base numa análise qualitativa, teste de hipóteses e correlações. Os resultados preveem um crescimento dos APV na Europa e em Portugal juntamente com o crescimento da idade média do parque automóvel português. Também é esperado um aumento da infraestrutura de pontos de carregamento e das opções de mobilidade dentro da cidade. Uma pessoa que compre um BEV considera se uma pessoa ambiciosa, procurando informação nova sobre tecnologia, sociável, sempre tentando melhorar a sua vida e considera que os custos de manutenção de um automóvel elétrico são inferiores aos de um veículo convencional. Além do mais, o Preço e a Autonomia são os dois fatores mais valorizados num EV e a Marca e a Tecnologia os menos valorizados.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectBEVpor
dc.subjectAPVpor
dc.subjectElectric vehiclepor
dc.subjectQuestionnairepor
dc.subjectMobilitypor
dc.subjectGestão da tecnologiapor
dc.subjectIndústria automóvelpor
dc.subjectVeículo eléctricopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentável -- Sustainable developmentpor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleThe impact of electric vehicles on the transportion setorpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202286908por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.date.embargo2021-09-29-
dc.subject.jelL91-
dc.subject.jelQ55-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economics-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_mendes_marques.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.