Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18876
Author(s): Amado, André da Silva
Advisor: Torres, Eduardo Cintra
Date: 10-Apr-2019
Title: O processo narrativo nos jornais desportivos portugueses: as transferências de futebolistas
Reference: Amado, A. da S. (2018). O processo narrativo nos jornais desportivos portugueses: as transferências de futebolistas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18876
Keywords: Sociologia da comunicação
Indústria dos média
Jornalismo desportivo
Narrativa
Notícia
Media
Sports newspapers
Narrative
News
Abstract: A investigação analisa o processo narrativo no jornalismo através da análise das primeiras páginas dos diários desportivos nacionais, A "Bola", "Record" e "O Jogo", durante o verão de 2017, procurando descrever o caso de maior mediatismo no que diz respeito a notícias sobre transferências de futebolistas. A investigação procura comprovar uma prática de narrativização seriada que poderá constituir um processo habitual destinado a construir uma relação contínua com os leitores. A pesquisa concentrou-se nas notícias sobre os "três grandes" clubes portugueses de futebol dada a necessidade de os media desportivos relatarem os acontecimentos da sua atividade. A mediatização de certos assuntos configura a perceção da existência de um predomínio social destes clubes no panorama desportivo e mediático português. A hipótese que coloca este cenário como um tipo de comunicação intencional revela o modo de atuar da imprensa nacional, tendo em conta a cultura desportiva implementada em Portugal.
The investigation analyzes the narrative process in journalism based on the analysis of the first pages of 3 national daily sports newspapers, "A Bola", "Record" and "O Jogo", throughout the summer of 2017, trying to outline and describe in detail the news regarding football transfers. The investigation seeks to prove the existence of serial narrativization which could be a common process used to build a strong relationship with the readers. The research focused on the news regarding the "three big" Portuguese football clubs as sports media focus a lot on their activity. The mediatization of certain subjects shows the social predominance of these clubs in the Portuguese sports and media panorama. The hypothesis that describes this scenario as a type of intentional communication shows the way the national press operates, considering the sports culture implemented in Portugal.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_andre_silva_amado.pdf
  Restricted Access
2,89 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.