Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/18867
Author(s): | Quintela, Denise Marie Menezes Henriques |
Advisor: | Rodrigues, Maria de Lurdes Reis |
Date: | 22-Mar-2019 |
Title: | Ideias políticas, atores e instituições da marca país: estudo de caso comparativo das fases da marca Portugal (1999-2015) e através de modelo de comparabilidade internacional de fatores de sucesso |
Reference: | Quintela, D. M. M. H. (2019). Ideias políticas, atores e instituições da marca país: estudo de caso comparativo das fases da marca Portugal (1999-2015) e através de modelo de comparabilidade internacional de fatores de sucesso [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18867 |
Keywords: | Política pública Desenvolvimento económico Identidade de marca Tomada de decisão Portugal Public policies analysis Portugal brand Portuguese brands Country image Competitive identity Economic development Success factors |
Abstract: | A globalização gera fenómenos de homogeneização e, simultaneamente, de forte competição entre os
países. Desde os finais da década de 1990 que cada vez mais países têm promovido políticas de marca,
com o objetivo de se distinguirem dos concorrentes e aumentarem o progresso sócioeconómico pela
captação de investimento estrangeiro, turismo, imigração qualificada, exportações, influencia na
diplomacia internacional e em organismos supranacionais, entre outras mais valias. O agendamento
político da Marca Portugal surge neste contexto, em 1999, caraterizado pela difusão de ideias políticas
de marca país. Mas, apesar do interesse e concretizações dos governos, e de outros agentes dos vários
países, a questão da marca país ainda não dispõe de uma teoria sólida, emergente dos dados e com uma
aceitação universal de conceitos, escasseando estudos de caso aprofundados e uma dinâmica de
comparabilidade internacional. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir para colmatar estas lacunas e,
paralelamente, dotar os decisores (políticos) de conhecimento de suporte às futuras tomadas de decisão
sobre a Marca Portugal. Através desta investigação, identificam-se e analisam-se ideias políticas, atores,
instituições, constrangimentos, estratégias de mediação e recursos de poder prevalecentes em cada fase
da Marca Portugal, observando o alinhamento das ideias com visões de desenvolvimento económico do
País, de modo a compreender as causas e os processos subjacentes à Marca Portugal e a explicar as
mudanças nas políticas de um período para o(s) seguinte(s). Integra-se também o caso português num
modelo de comparabilidade internacional de fatores de (in)sucesso de marcas país. Globalization generates homogenization phenomena and, simultaneously, strong competition between countries. Since the late 1990s, more and more countries have promoted brand policies to distinguish themselves from competitors and increase socioeconomic development by attracting foreign investment, tourism, skilled immigration, exports, influencing international diplomacy and supranational bodies, among other things. The political agenda of Portugal Brand appears in this context, in 1999, characterized by the diffusion of political ideas of country brand. But, despite the interest and achievements of governments and other actors in the various countries, the country-brand issue still lacks a solid theory emerging from the data and universal acceptance of concepts, lacking in-depth case studies and a dynamic of comparability. This research intends to contribute to fill these gaps and, at the same time, to give the (political) decision makers knowledge to support future decision-making process about the portuguese Country Brand. Through this research, political ideas, actors, institutions, constraints, mediation strategies and power resources prevailing in each phase of the Portugal Brand are identified and analyzed, observing the alignment of ideas with visions of the country's economic development, to understand the causes and processes underlying the construction of the Portugal Brand and to explain the policy changes from one period to the following(s). The Portuguese case is also included in a model of international comparability of (in)success factors of country brands. |
Degree: | Doutoramento em Políticas Públicas |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
phd_denise_henriques_quintela.pdf | 5,81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.