Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1879
Autoria: Silva, Patrícia Nogueira da
Orientação: Lima, Maria Luísa
Data: 2009
Título próprio: Adaptação à reforma e satisfação com a vida: a importância da actividade e dos papéis sociais na realidade europeia
Referência bibliográfica: SILVA, Patrícia Nogueira da - Adaptação à reforma e satisfação com a vida: a importância da actividade e dos papéis sociais na realidade europeia [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1879>.
Palavras-chave: Envelhecimento
Adaptação à reforma
Satisfação com a vida
Atividade
Papéis sociais
Género
Aging
Retirement adaptation
Life satisfaction
Activity
Social roles
Gender
Resumo: Este estudo resulta da falta de consenso na literatura em clarificar a relação entre a entrada na reforma e a satisfação com a vida. Procura ainda perceber de que forma o nível de actividade do sujeito e o número de papéis sociais que detém se relacionam com a satisfação com a vida durante a reforma. Pretende igualmente saber se a relação entre a entrada na reforma e a satisfação com a vida é moderada pelo género do sujeito. O presente estudo, de natureza correlacional, utilizou os dados do European Social Survey, aplicado em 25 países europeus, visando compreender as atitudes e valores dos europeus. A amostra é composta por 11514 indivíduos, entre os 55 e os 75 anos. A amostra foi ainda dividida em 3 grupos de sujeitos: os trabalhadores, os reformados entre 1 e 5 anos e os reformados em tempo igual ou superior a 5 anos. Os resultados mostram que o nível de satisfação com a vida diminui consoante aumentam os anos de reforma, mesmo controlando a idade do inquirido e o seu estado de saúde; que os sujeitos envolvidos em actividades sociais estão mais satisfeitos com a sua vida dos que os que estão envolvidos em menos actividades; e que a relação entre o tempo de reforma e a satisfação com a vida é moderada pelo género do sujeito, estando os homens mais satisfeitos com as suas vidas que as mulheres, mas pelo contrário não permite afirmar que os papéis sociais influenciam a satisfação com a vida.
This study resulted from the lack of consensus in literature to clarify the relationship between retirement entry and life satisfaction. It also tries to understand how individual´s activity level and the social roles number that he holds relate to life satisfaction during retirement. Also asks if relationship between retirement entry and life satisfaction is moderated by individual’s gender. The present work, of correlational nature, used the European Social Survey data, applied in 25 European countries, aiming to understand the European’s attitudes, values and beliefs. The sample was composed by 11514 individuals, settling at ages between 55 and 75 years. Sample was further divided into 3 groups of subjects: workers, retirement with retirement time between 1 and 5 years, and other people superior or equal to 5 years. The results show that the life satisfaction level decreased as the retirement years increased, even controlling the individual’s age and his health; that individual’s more involved in social activities are more satisfied with their life’s that those who are involved in fewer activities; and the relationship between the retirement time and life satisfaction is moderated by the individual gender, men were more satisfied with their lives that women, but rather not suggestes that the social roles influence life satisfaction.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adaptação à Reforma e Satisfação com a Vida.pdf493,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.