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http://hdl.handle.net/10071/18697
Autoria: | Santos, Liliana Ribeiro |
Orientação: | Teixeira, Nuno |
Data: | 9-Mai-2019 |
Título próprio: | Estratégia integrada de comunicação: o caso do MB WAY |
Referência bibliográfica: | Santos, L. R. (2019). Estratégia integrada de comunicação: o caso do MB WAY [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18697 |
Palavras-chave: | Marketing estratégico Estratégias de comunicação Sistemas de pagamento Pagamento electrónico Aplicação informática Caso pedagógico Trabalho de projeto Portugal Payments Communication Marketing Strategy |
Resumo: | As mudanças legislativas e o rápido crescimento da área de pagamentos estão a provocar
alterações no setor financeiro. Em Portugal, até há pouco tempo, os serviços de pagamentos
eram geridos exclusivamente pelos bancos. No entanto, atualmente existem diversas empresas
nesta área que oferecem serviços simples e orientados ao cliente.
Para a definição deste caso foi necessário conhecer profundamente o mercado de pagamentos
na Europa e em Portugal. E, ainda, perceber ao pormenor a escolha dos métodos de pagamentos
dos portugueses.
O caso apresentado é um caso empresarial real que está assente na marca MB WAY, gerida
pela empresa SIBS, sendo a primeira aplicação de pagamentos móveis em Portugal. Após a
análise ao serviço, é apresentado um caso pedagógico que visa a implementação de uma
Estratégia Integrada de Comunicação.
A resolução do presente caso pretende melhorar o posicionamento do MB WAY e trabalhar a
sua notoriedade junto dos consumidores. Contudo, as respostas apresentadas são meramente
indicativas, podendo ser adaptadas consoante os fins pedagógicos.
Por fim, uma vez que se trata de um caso prático, pronto a ser aplicado numa aula, pretende-se
que este contribua para uma melhor compreensão das temáticas abordadas. Deste modo através
da resolução do caso, os alunos serão capazes de implementar uma Estratégia Integrada de
Comunicação para qualquer produto. The financial sector has been changing, not only because of legislative changes, but also by the rapid growth of the payment areas. Until just a few years ago, payment services in Portugal were managed only by banks. However, this has changed and nowadays there are several customer oriented companies offering similar services. On one hand, to define this case, it was necessary to know the payment market in Europe and, ultimately, in Portugal. On the other hand, it was also necessary to understand the Portuguese’s choices regarding the payment methods available. The case presented is a real business case that is based on the brand MB WAY, managed by SIBS. MB WAY is the very first application for mobile payments in Portugal. At the same time, this master thesis will also develop a pedagogical case that aims to implement an Integrated Marketing Communication Strategy. The resolution of this case seeks to improve the positioning of MB WAY and contribute to the awareness of consumers. However, the answers are only indicative and can be adapted for pedagogical purposes. At the end, since this is a practical case that can be examine in classes, it intends to contribute to a better understanding of the topics addressed. For the students, it will allow them to know how to implement an Integrated Marketing Communication Plan for any product. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_liliana_ribeiro_santos.pdf | 8,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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