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http://hdl.handle.net/10071/18684
Autoria: | Fortunato, Tiago Miguel Pereira |
Orientação: | Marques, Susana Henriques |
Data: | 25-Mar-2019 |
Título próprio: | Access over ownership: a generational analysis |
Referência bibliográfica: | Fortunato, T. M. P. (2018). Access over ownership: a generational analysis [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18684 |
Palavras-chave: | Sharing economy Adaptation Millennials Motivation Gestão de empresas Inovação Geração Motivação do consumidor Adaptação |
Resumo: | This study aims to identify what are the main motivations of millennials in their
objective use of sharing economy as well as the establishment of an approach that
traditional businesses can use to take on sharing economy as a concept. Firstly it was
established a knowledge base in Literature Review which had the purpose to define
what are the most significant theories and authors regarding the topic of sharing
economy. Adding to this, an online survey was conducted, resulting in 103 valid
participants that addressed the objectives of this study, evaluating the possible
motivations of the use of sharing economy by millennials and the proposal of
approaches for traditional businesses to increase proximity with the millennial
generation.
The results displayed that (1) sharing economy, as a concept originated for adaptation,
managed to have the capacity to develop their qualities hand-in-hand to what is valued
by millennials; (2) traditional businesses should develop integration measures for
sharing economy, in their own businesses and (3) increasing efficiency of high-end
assets using sharing economy, exploring sustainability, simplicity and an overall
adaptation to a fast-paced lifestyle are key measures that traditional businesses could
adopt.
The outcomes and analysis that were conducted in this study adds to the knowledge
base regarding the interactions between millennials and sharing economy and
introduced new possibilities on how traditional business could respond to this recent
trend. Este estudo tem como objetivo identificar quais são as principais motivações da geração millennial no seu uso objetivo da economia da partilha, bem como o estabelecimento de uma abordagem para que empresas tradicionais possam usar para assumir a economia da partilha como um conceito. Primeiramente foi estabelecida uma base de conhecimento no Capítulo 2-Definições que teve como objetivo definir quais são as teorias e autores mais significativos em relação ao tema da economia da partilha. Além disso, foi realizada um inquérito online, resultando em 103 participantes válidos que abordaram os objetivos deste estudo, avaliando as possibilidades de motivações do uso da economia da partilha pelos millennials e a proposta de abordagens para negócios tradicionais aumentarem a proximidade com a geração millennial. Os resultados mostraram que (1) a economia da partilha, como um conceito originado para adaptação, conseguiu ter a capacidade de desenvolver as suas qualidades de mãos dadas com o que é valorizado pelos millennials; (2) os negócios tradicionais devem desenvolver medidas de integração dentro dos seus próprios negócios e (3) aumentar a eficiência de ativos de alto nível usando economia de partilha, explorar a sustentabilidade, simplicidade e uma adaptação geral a um estilo de vida acelerado são medidas-chave que as empresas tradicionais podem adotar. Os resultados e análises que foram conduzidos neste estudo aumentam a base de conhecimento sobre as interações entre os millennials e a economia de partilha e introduziram novas possibilidades sobre como os negócios tradicionais poderiam responder a essa tendência. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_tiago_pereira_fortunato.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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